Featured
Rondônia não alcança nota estipulada para ensino médio no Ideb, mas fica acima da média nacional
Compartilhe:
Resultado das provas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica aplicados em 2017 foram divulgados esta semana. Estado bateu a meta nos ensinos fundamental I e II.
As escolas de Rondônia não atingiram a meta estipulada pelo Governo Federal para o ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, mas alcançaram nota maior que a média nacional. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), a última vez que a meta foi atingida no ensino médio do estado foi em 2011, com nota 3.7.
O Ideb é aplicado a cada dois anos para avaliar a qualidade da educação básica por meio de provas de português e matemática, e também pelas taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar.
A nota das escolas de ensino médio em 2017 foi 4.0, sendo que a meta proposta era 4.5. O mesmo cenário foi visto na última aplicação do Ideb, em 2015, quando a meta era 4.1, mas a nota alcançada foi 3.6.
Mesmo que longe da meta, as escolas de Rondônia alcançaram uma média maior que a nacional, que ficou em 3.8 no último ano.
Ensino fundamental
Os alunos do ensino médio não conseguiram alcançar a nota estipulada, mas os que cursaram os primeiros anos do ensino fundamental chegaram a ultrapassá-la. Para 2017, a nota tinha como alvo 5.3, e a média de escolas públicas e privadas ficou em 5.8.
A nota proposta pelo Governo Federal também foi alcançada na segunda etapa do ensino fundamental, chegando nos 4.9 que deveriam ser atingidos.
Escolas públicas x privadas
Apesar do crescimento em todos os índices de educação no estado, quando comparadas as notas da rede particular com a da rede pública, uma diferença de mais de 1 ponto pode ser percebida em todas as três etapas de ensino.