Agronegócios
Rondônia fica no top 3 dos estados que mais produziram café ‘canephora’ em 2018, diz IBGE
Compartilhe:
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (5) colocou Rondônia no ‘top 3’ dos estados brasileiros que mais produziram café da espécie Canephora durante o ano passado. Este não é o primeiro ano que o estado ocupa as primeiras posições do ranking de produção de café. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O relatório aponta que três estados lideraram a produção do canephora em 2018: Espírito Santo, Bahia e Rondônia. Juntos, estes estados produziram 889,8 mil toneladas de café, chegando a um valor de produção de R$ 4,5 bilhões.
Segundo o IBGE, há vários anos Rondônia aparece no top 3 dos maiores produtores de café. Desde 2014, vários produtores rondonienses investem na alta qualidade da produção do café robusta.
O estado tem atualmente mais de 22 mil cafeicultores produzindo apenas o robusta, o que faz Rondônia ter destaque nacional.
Produção agrícola no país
Nesta quinta-feira, o IBGE divulgou também que o valor da produção agrícola em 2018, no Brasil, foi de R$ 343,5 bilhões.
De acordo com o IBGE, o resultado só foi possível por causa do desempenho das principais culturas do país, como soja, café e algodão, que atingiram produções recordes no último ano e contaram com bons preços no mercado internacional.
A pesquisa também divulgou quais os 10 municípios com maior valor de produção; 6 estão em Mato Grosso, principal estado produtor do país.