Rondônia
Rondônia é o primeiro Estado do Norte do país com evento da Rede Cidade Digital
Compartilhe:
Iniciativa, que atua em conjunto com Prefeituras e entidades, fomenta modernização dos pequenos e médios municípios; Prefeitos e gestores públicos debatem na próxima semana, em Porto Velho, formas de melhorar os serviços prestados à população através do investimento em tecnologia
Rondônia é o oitavo Estado do país a receber eventos da Rede Cidade Digital (RCD) visando promover a modernização dos seus 52 municípios. Na capital Porto Velho, na próxima quinta-feira (29), prefeitos, gestores, representantes do Governo Estadual e empresários tratam de soluções para inovar os serviços públicos durante a primeira edição do Fórum de Cidades Digitais, promovido pela RCD em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO).
As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/portovelho. O diretor da RCD, José Marinho, destaca que o evento vem para facilitar o acesso das Prefeituras a soluções que garantam maior eficiência de gestão. “Tecnologia deve ser vista como estratégica para resolver os problemas das cidades, independentemente do tamanho. O objetivo do Fórum é promover a troca de experiências entre os gestores públicos e aproximar esses municípios do mercado fornecedor de tecnologias”, explica. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo já contam com fóruns e congressos de cidades digitais da RCD, realizados em conjunto com Prefeituras, Governos Estaduais, Associações de Municípios e demais entidades interessadas no desenvolvimento socioeconômico através do investimento nas Tecnologias da Informação e Comunicação.
O I Fórum de Cidades Digitais de Rondônia acontecerá no SENAC Esplanada, a partir das 8h. A prefeita de São Francisco do Guaporé e presidente do CIMCERO, Gislaine Clemente, a Lebrinha, acredita que o evento pode alavancar a economia dos municípios. “Estamos muito felizes em termos pela primeira vez no Estado de Rondônia o Fórum de Cidades Digitais. Já vinha acompanhando através da internet, acontecendo em todo o país, e quando vi a oportunidade de termos esse Fórum aqui no Estado de Rondônia para auxiliar os nossos municípios ficamos muito felizes com essa oportunidade. Hoje vivemos num mundo extremamente tecnológico e que vem para trazer muito mais facilidades, aumento de recurso para os municípios e diminuição dos custos. Tenho certeza que será muito importante essa troca de informações”, afirmou.
A prefeita também ressalta a importância da tecnologia para auxiliar o planejamento dos municípios, baseado em dados. “Com a tecnologia a gente consegue ter um controle muito maior, fazer acompanhamentos, o monitoramento sistemático, melhorar os nossos planejamentos e tenho certeza que a gente vai conseguir alavancar muito mais a economia dos municípios com os debates neste Fórum”, ressalta.
O I Fórum de Cidades Digitais do Estado de Rondônia tem o patrocínio ouro da GOVBR, Eagle Soluções, AJUCEL, GR EDUCAR e SBTEC, patrocínio bronze da VIASAT, além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Canal Gerência Pública e do Hotel Slaviero Essential Porto Velho.