Saúde
Riscos dos anabolizantes: Afetam coração, rins e mais 3 aspectos
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/nebo.jpg)
Algumas pessoas recorrem aos esteroides anabólico-androgênicos, que são um grupo de compostos naturais e sintéticos formado pela testosterona e seus derivados. Também conhecidos como anabolizantes, eles visam obter resultados rápidos na forma física, como aumento de massa muscular e melhora do desempenho, mas aumentam risco de doenças.
Riscos dos anabolizantes
Para o coração
Entretanto, o sistema cardiovascular pode passar por problemas sérios após um mês do uso de anabolizantes, como hipertrofia cardíaca, perda da força de contração muscular do coração – às vezes de maneira irreversível, levando a uma insuficiência cardíaca –, além da elevação da pressão arterial, alterações nas paredes dos vasos sanguíneos e no metabolismo dos triglicérides.
Para os rins
O uso contínuo destas substâncias sem o consumo adequado de líquidos ainda pode causar sérios problemas renais.
Para o metabolismo
Além disso, pode causar desequilíbrio dos mecanismos metabólicos, como o de coagulação do sangue, aumentando o risco de trombose.
Para o fígado
Também podem ocorrer alterações no fígado, resultando na elevação do colesterol ruim (LDL) e diminuição do colesterol bom (HDL).
Para sexualidade
Nos homens pode ocorrer atrofia do pênis e/ou paralisação da fabricação dos espermatozoides e nas mulheres ocorre a masculinização, derivada do hormônio da testosterona, presente nestes anabolizantes.
O que fazer?
Para quem deseja músculos maiores é aconselhável que respeite os limites do corpo, além de procurar auxílio médico, especialmente de um cardiologista e nutricionista, assim o resultado desejado será alcançado de forma saudável e eficaz.
Fonte: Ativo Saúde