Conectado por

Acre

Rio Acre segue em vazante em Rio Branco, mas enchente ainda atinge cerca de 75 mil pessoas


Compartilhe:

Publicado por

em

Rio baixou 19 centímetros em 24 horas e marcou 17,52 metros na medição das 6h desta terça-feira (4) na capital.

Por Iryá Rodrigues, g1 AC — Rio Branco

O nível do Rio Acre segue em vazante em Rio Branco e, segundo dados da Defesa Civil Municipal, o manancial baixou 19 centímetros em 24 horas e chegou à cota de 17,52 metros na medição das 6h desta terça-feira (4).

Apesar da baixa no nível, cerca de 75 mil pessoas seguem atingidas pela enchente, que é a maior dos últimos oito anos. A cota de transbordo na capital é de 14 metros e o rio ultrapassou essa marca no último dia 23 de março.

Mais de 15,4 mil moradores tiveram que deixar suas casas por conta da cheia do manancial e estão em abrigos ou casas de parentes e amigos.

 

Rio Acre segue em vazante, em Rio Branco, mas ainda passa dos 17 metros — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica

Rio Acre segue em vazante, em Rio Branco, mas ainda passa dos 17 metros — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica

Conforme os dados, são mais de mil famílias que estão desabrigadas, com isso, cerca de 3.260 pessoas estão entre os 36 abrigos públicos montados em Rio Branco. Além disso, 3.680 famílias com, aproximadamente, 12.144 pessoas estão desalojadas por conta da enchente.

Ao todo, 42 bairros da zona urbana de Rio Branco atingidos pela cheia do Rio Acre. Além disso, 27 comunidades rurais estão isoladas, com 7,5 mil pessoas de mais de 1,8 mil famílias.

Ao g1, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, afirmou que o manancial está em tendência de vazante, no entanto, ainda está lento. A previsão é que nos próximos dias, o manancial sai da cota de transbordo.

“Nas outras cidades está oscilando, tem horas que está em vazante e tem horas que está enchendo, é o caso de BrasiléiaXapuri e Assis Brasil. Em Rio Branco, o comportamento do rio deve ser esse, decrescendo, porém a qualquer momento ele pode voltar a aumentar, mas não chega mais numa cota tão alta como 17,72 metros. A tendência agora é que ao longo da semana a gente possa chegar aí na cota de transbordamento ou mesmo na cota de alerta, que aí já é o segundo momento de pensar em retorno das famílias para suas casas”, explicou Falcão.

Chuvas além do esperado

 

Março encerrou o mês com um acumulado de 585,9 milímetros de chuva. Esse número é mais que o dobro da média esperada, que era de 270,1 mm. Os dias mais chuvosos de março foram 23 e 24, quando o acumulado de chuva chegou a 187,2 milímetros em 48 horas. Estes dias foram, justamente, os que houve transbordo de igarapés e do Rio Acre.

Volume de chuva no mês de março de 2023 por dia
Milímetros010305070911131517192123252729310255075100125
Fonte: Defesa Civil Municipal

Unidades de saúde fechadas

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco precisou fechar sete unidades de referência em atenção primária e unidades de saúde da família por conta da cheia do Rio Acre na capital.

  • Urap Augusto Hidalgo de Lima, no bairro Palheral
  • Urap Eduardo Assmar, no bairro Quinze
  • USF Triângulo Novo
  • USF Belo Jardim 3
  • USF Aeroporto Velho
  • USF Mário Maia, no bairro Cidade Nova
  • Urap Ary Rodrigues, no bairro Seis de Agosto

 

Com isso, três unidades passam a funcionar em horário estendido, das 7h às 22h, com médicos e policiais cedidos pelo governo do estado. Nestas, a vacinação contra a Covid-19 também estarão sendo aplicadas. São elas:

  • Urap Maria Barroso
  • Urap Cláudio Vitorino
  • Urap Roney Meireles

 

Nível do Rio Acre atinge 17,34 metros e mais de 2,8 mil pessoas estão desabrigadas em Rio Branco — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica

Nível do Rio Acre atinge 17,34 metros e mais de 2,8 mil pessoas estão desabrigadas em Rio Branco — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica

Com a subida do Rio Acre e o acúmulo de balseiros, a Ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como Ponte Metálica, foi interditada na noite de segunda-feira (27), em Rio Branco por medida de segurança. A Ponte Coronel Sebastião Dantas também chegou a ficar fechada de sábado (1) até a manhã desta terça-feira (4), quando foi reaberta e está em mão dupla.

Também por conta da enchente, a Secretaria Estadual de Educação suspendeu as aulas nas escolas públicas estaduais da capital por tempo indeterminado. A Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco também suspendeu as aulas.

Seis municípios acreanos decretaram situação de emergência: Rio Branco, Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Sena Madureira. No sábado (25), o governo federal reconheceu a situação de emergência em Rio Branco por causa dos estragos causados pelas chuvas e nessa quarta (29) fez o reconhecimento da situação de emergência de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri.

No domingo (26), os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff, chegaram ao Acre para um sobrevoo pelas áreas alagadas. Eles percorreram os bairros, conversaram com moradores e garantiram a liberação imediata de R$ 1,4 milhão para ajuda humanitária.

G1

Desenvolvimento: Portalrondonia.com