Acre
Rio Acre registra mais de 8 metros e fica acima da média para o mês de dezembro em Rio Branco
Compartilhe:
O Rio Acre em Rio Branco chegou ao nível de 8,68 metros nesta sexta-feira (21) e está acima da média para o período, conforme o major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros. Neste mesmo dia em 2017 a medição do manancial era de 7,49 metros. Já em 2016 o rio estava em 5,80 m.
Em 2015, ano da cheia histórica em que o Rio Acre chegou a 18,40 m, a medição era de 3,99 m e em 2014, ano que antecedeu a inundação, a medição neste mesmo dia era de 4,68 metros.
“Estamos em um cenário totalmente diferente do ano de 2014, que antecedeu a maior inundação da história, pois temos uma quantidade de chuva bem maior. O que chama atenção é que naquela data tivemos muito mais registros de chuvas nas cabeceiras e isso fez com que inundasse o município de Basileia e na sequência Rio Branco”, explica.
Um dos motivos para que o rio esteja acima da média é o grande volume de chuvas dos últimos meses. De quarta (19) até esta sexta (20) foram 45 milímetros de chuva. Nos primeiros 21 dias de dezembro já choveu 269,2 milímetros enquanto o esperado era 249 milímetros.
Por isso, as previsões apontam que há possibilidade de inundação do Rio Acre na capital acreana em 2019. A previsão é que haja chuva todos os dias até janeiro e fevereiro. A possibilidade, segundo o major, é que em janeiro o rio já tenha atingido a cota de alerta, 13,50 metros, ou até de transbordo, 14 metros.
“Então, o que pode ocorrer é que tenhamos sim uma inundação em 2019 pelo que o clima está apresentando. Isso talvez não ocorra se houver uma mudança drástica no clima, o que mostram as previsões. Os meses críticos são fevereiro e março, mas, em janeiro, a situação já começa a ficar crítica”, destaca.