Acre
Rio Acre fica abaixo de dois metros em três municípios do estado, mas não compromete abastecimento, diz Depasa
Compartilhe:
O Rio Acre ficou abaixo de 2 metros em três municípios do estado nesta quinta-feira (13), mas o abastecimento segue normal, conforme informou o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa).
Em Rio Branco, o manancial atingiu o nível de 1,94 metro, segundo a Defesa Civil Estadual. O órgão afirma que o nível é normal para o período de estiagem. No dia 13 de setembro de 2017, o manancial chegou a 1,69 metro na capital acreana.
No interior do Acre, o nível do rio também segue baixo nesta quinta (13). Em Brasileia o rio marcou 1,16 metro. Em Xapuri, o nível também segue abaixo de 2 metros, marcando 1,34 metro. Já em Assis Brasil, a medição foi de 2,73 metros.
A capital acreana completou dez dias sem chuvas nesta quinta-feira (13), segundo a Defesa Civil Estadual. Ao G1, o coronel Carlos Batista da Costa disse que continuam monitorando o Rio Acre diariamente. A cota, segundo ele, está dentro da normalidade.
“Mesmo com essa cota, o abastecimento segue normal, mesmo assim estamos monitorando. Em relação as chuvas, há apenas a previsão de pancadas isoladas com baixa probabilidade de ocorrência”, ressalta.
Abastecimento de água
Ao G1, o superintendente do Depasa, Miguel Félix, informou que o abastecimento na capital acreana permanece normal. Ele destaca, inclusive, que o nível do Rio Acre está acima do previsto após a estiagem do ano passado.
“Esse nível ainda nos dá um conforto um pouco melhor do que tínhamos no ano passado na mesma data. Felizmente, em 2018 a gente se preparou para o pior em sentido de rio baixo. É claro, lidamos com a natureza, e historicamente a partir de 15 de setembro começam as chuvas, mas nada impede que o período de estiagem se estenda. Então, estamos em alerta máximo, trabalhando e tomando todas as medidas de precaução”, afirma.
Depasa afirma que municípios estão com abastecimento normal apesar de estiagem (Foto: Arquivo) — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
O diretor de Operações do Interior do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), David Bussons, informou que o abastecimento em Brasileia e Xapuri segue dentro da normalidade. Ela afirma que acompanham o sistema de captação através de boias flutuantes que acompanham o nível do rio.
“Ou seja, o Rio subindo ou descendo as boias acompanham esse movimento. Com esse tipo de sistema, que é o ideal para nossa região, podemos captar água com níveis até abaixo de 50 cm. A gente continua monitorando as captações de água”, finaliza.