Conectado por

Agronegócios

RELAÇÕES EXTERNAS: Acerto com UE pode sair em maio


Compartilhe:

Publicado por

em

O governo de Jair Bolsonaro alimenta a expectativa de concluir o acordo de livre-comércio entre Mercosul e a União Europeia (UE) em rodada de negociação marcada para 13 a 17 de maio em Buenos Aires. “Tivemos sinalizações concretas tanto por parte de sócios do Mercosul quanto da União Europeia [UE] para finalizar [a negociação] até o meio do ano”, disse o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz.

Otimismo – “Nós, na nova gestão, estamos muito otimistas de que essa seja a última rodada de negociação”, afirmou. “Pela primeira vez há elementos concretos colocados na mesa por ambas as partes.” A negociação Mercosul-UE já dura 20 anos. Segundo Ferraz, houve mais avanços nos últimos meses que em dez anos de discussões. Exemplifica que a negociação de bens industriais está “99% concluída”. Mas reconhece a persistente dificuldade na área agrícola – os europeus resistem a melhorar a oferta para o Mercosul.

Cota de carros – O secretário evita mencionar os avanços de que fala. Mas fontes que acompanham a negociação dizem que o Mercosul ofereceu à UE uma cota imediata para entrada de carros europeus com tarifa menor, para compensar um período de 15 anos para o Mercosul eliminar a alíquota de importação nesse segmento.

Cabotagem – O Brasil oferece concessão para a UE também na cabotagem praticada entre Brasil, Argentina e Uruguai, abrindo para empresas europeias.

Bruxelas – Também o governo de Mauricio Macri gostaria de concluir a negociação com a UE antes da eleição na Argentina, em outubro. Em Bruxelas, no entanto, há bem menos otimismo. A avaliação é de que não há chances de se fechar acordo antes da eleição para o Parlamento Europeu, na última semana de maio.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com