Agronegócios
Raças bovinas: Conheça o gado Brahman e as vantagens da sua criação
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2018/09/shutterstock_704513287.jpg)
A história do gado Brahman vem do começo do século XX, quando pesquisadores buscavam a criação de uma raça com características específicas: resistência à umidade, ao calor e às doenças. Resultado do cruzamento de raças bastante nobres, como Nelore e Gir, entre outras, o Brahman é um dos animais mais desejados pelos criadores brasileiros.
As vantagens da criação do Brahman
Considerado um animal de corte de tamanho intermediário, o touro Brahman costuma pesar entre 700 quilos e uma tonelada, enquanto a fêmea varia entre os 450 e os 600 quilos em média. Os bezerros são pequenos, com peso de no máximo 40 quilos, o que facilita o parto e evita intercorrências. E é aí que mora uma das principais vantagens da raça: além do seu pequeno porte no nascimento, ideal para as vacas, o bezerro Brahman tem crescimento muito rápido, o que é bastante positivo.
Este é um dos mais aclamados zebuínos do mercado nacional. Por ser originário de cruzamentos entre diversas raças, ele é uma opção excelente para a cruza. Seu sêmen é matéria-prima para o melhoramento genético e os resultados do cruzamento são excelentes tanto para a reprodução quanto para a engorda. Merece destaque o Brahmanel, soma do Brahman com o Nelore.
Animal com excelente adaptabilidade, é bastante resistente ao clima tropical, tolerando altas temperaturas. Isso torna o Brahman muito procurado por criadores de regiões mais úmidas e quentes do Brasil. Sua pelagem possui uma especificidade: densa e espessa, ajuda a refletir os raios solares, evitando que o corpo superaqueça no calor; no frio, a pele se contrai e a pelagem fica ainda mais encorpada, evitando que o animal sinta desconforto.
Merece destaque sua capacidade de reprodução frequente e sua precocidade – entre os zebuínos, é o mais precoce. O intervalo entre os partos, no caso das fêmeas, é bem reduzido quando comparado a outras raças, o que proporciona maior produtividade. Falando nas fêmeas, elas possuem notavelmente uma grande habilidade materna. A carne do Brahman é mais magra por conta de sua excelente conversão alimentar e a velocidade de ganho de peso para terminação, sendo então este um dos melhores gados de corte do país.