Política
Questionado sobre voto pelo celular, Bolsonaro diz: “Prefiro no papel”
Compartilhe:
O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) respondeu a um apoiador que pediu a opinião dele sobre o voto on-line, por celular ou computador, nas eleições e disse “preferir o papel”.
Durante a conversa com simpatizantes na porta do Palácio da Alvorada, nesta terça-feira (13/10), o chefe do Executivo afirmou que “o voto impresso, acoplado ao eletrônico, é a forma ideal de não ter fraude”.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda a possibilidade de o eleitor poder utilizar outros dispositivos, além da urna eletrônica, para escolher os candidatos.
Até o momento, conforme noticiou o portal UOL, 31 empresas manifestaram interesse em desenvolver tecnologia. Entre as companhias estão as gigantes Amazon e IBM.
“Pelo telefone, eu não sei, desconheço. Mas o cara for votar, aqui no dia das eleições, pode o cara do lado comprar o voto dele, isso pode acontecer”, opinou.
Um homem que o aguardava no cercadinho do palácio emendou: “Nos Estados Unidos, é tudo no papelzinho”. “Precisa falar mais nada, né?”, encerrou Bolsonaro.
Entre as exigências do TSE para o desenvolvimento do sistema estão a identificação do eleitor por biometria facial ou digital, sigilo do voto e mecanismos de auditoria.
Metropoles