Mato Grosso
Queimadas no Pantanal em 2020 atingem área 9 vezes maior que desmatamento de 2019 e 2018 somados
Compartilhe:
O Pantanal foi o bioma proporcionalmente mais impactado pelas queimadas no estado de Mato Grosso em 2020. A área de vegetação nativa consumida pelo fogo neste ano foi nove vezes superior ao quantitativo de desmatamento na região dos últimos dois anos.
Os dados foram divulgados pela nota técnica “Caracterização das áreas atingidas por incêndios em Mato Grosso”, lançada pelo Instituto Centro de Vida (ICV) com base em dados da plataforma Global Fire Emissions Database, da NASA (National Aeronautics and Space Administration) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Quem assina a nota é Vinícius Silgueiro, Ana Paula Valdiones e Paula Bernasconi, e o documento passou pela revisão de Douglas Morton, do Goddard Space Flight Center da NASA. Os dados referem-se às áreas atingidas por queimadas entre janeiro e 17 de agosto.
As chamas no Pantanal já atingiram 560 mil hectares, o que corresponde a 9% de todo o bioma em Mato Grosso, e a uma área nove vezes maior que todo o desmatamento ocorrido na região nos últimos dois anos, que somou 59.950 hectares desmatados nos anos de 2018 e 2019 (somados).
O estudo do ICV também mostrou que 95% do fogo no bioma incidiu sobre áreas de vegetação nativa. “É uma área grande de vegetação nativa atingida e está muito fora do padrão no bioma. É um impacto muito grande sobre a flora e a fauna”, avalia Ana Paula Valdiones, coordenadora do Programa de Transparência Ambiental do ICV.
Olhar Direto