Acre
Quase 400 casas foram atingidas por deslizamento de terra no interior do Acre
Compartilhe:
Pelo menos 380 casas foram afetadas pelo deslizamento de terra que atingiu o município de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, na última semana, por causa das fortes chuvas na região.
Segundo informou a Defesa Civil Municipal, 500 pessoas foram afetadas pelo deslizamento. Deste número, seis famílias estão em casas de parentes, 14 famílias em abrigos públicos, em escolas do município, outras cinco em aluguel social.
“O problema aqui é a terra que escorre e a cidade aqui é de ladeira o que colabora para o desmoronamento”, diz a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Fabiana Alves
Estado de emergência
O prefeito da cidade, Isaac Pianko, decretou situação de emergência. O decreto foi publicado na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado (DOE) e tem validade de 180 dias.
Conforme o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais e voluntários para reforçar nas ações e os agentes de defesa civil podem entrar nas casas para prestar socorro. Além disso, ficam dispensados de licitação os contratos de prestação de serviços relacionadas com a reabilitação do local.