Amazonas
Quase 3 mil passageiros são testados contra a Covid em Aeroporto e no Porto de Manaus
Compartilhe:
A testagem para detectar a Covid-19 em passageiros do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Porto de Manaus já realizou 2.876 exames para identificação de casos de Covid-19. Desses, três passageiros testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 15 dias, somando-se a outros dois, que foram identificados anteriormente pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), totalizando cinco.
Dos 2.876 exames realizados, 1.875 foram feitos em passageiros que chegaram a Manaus por avião e 1.001 em passageiros que chegaram por via fluvial.
Os três novos passageiros, detectados com a Covid-19, foram identificados entre os dias 19 e 27 de junho. O primeiro foi um homem de 25 anos, vindo de Coari no dia 19; no dia 26, uma mulher de 32 anos chegou em um voo de Fortaleza, no Ceará; e o terceiro foi um homem de 41 anos, procedente de Belém, no Pará, no dia 27.
Os três passageiros apresentaram coriza, febre, mialgia – também conhecida como dor muscular – e sintomas gerais semelhantes a resfriado.
Com a detecção desses três casos, subiu para cinco os passageiros confirmados com a infecção durante a operação de testagens. Outros dois homens, de 29 e 31 anos, haviam testado positivo nos dias 8 e 10 de junho, ambos em voos procedentes de São Paulo.
O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, aponta que a operação de testagens é uma ferramenta importante para o monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19 no estado.
“Os técnicos estão a postos para atender os passageiros que estão desembarcando, explicando a necessidade da realização do teste e do rastreio de novas variantes dentro do Estado”, afirmou.
Testagem de passageiros
A testagem dos passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes iniciou no dia 31 de maio. Até o dia 27 de junho, já haviam sido realizados 693 testes de antígeno e 1.182 coletas de amostras nasofaríngeas para RT-PCR.
Já no Porto de Manaus, a operação iniciou em 8 de junho e, até 27 de junho, já haviam sido realizados 1.001 testes, sendo 787 de antígeno e 214 coletas de amostras nasofaríngeas para RT-PCR. Todos os examinados apresentaram resultado negativo para Covid-19.
A investigação dos casos positivos para Covid-19 é realizada pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Municipal (Cievs Manaus) da Semsa.
A operação de testagens envolve o rastreio dos passageiros dos voos e dos familiares e contatos diretos dos casos positivos. O monitoramento é realizado pelo período de 14 dias contando do dia em que foi detectado o caso. Todos os casos positivos detectados por meio do teste de antígeno foram confirmados pelo resultado do RT-PCR.
G1.globo.com