Saúde
Quais os sintomas de virose e como confirmar
Compartilhe:
A virose é toda e qualquer doença que é causada por vírus e que tem uma curta duração, que raramente ultrapassa 10 dias. Seus principais sintomas incluem:
- Diarreia, febre e vômito;
- Enjoo e falta de apetite;
- Dor muscular e dor na barriga;
- Dor de cabeça ou atrás dos olhos;
- Espirros, secreção nasal e tosse.
As viroses são mais frequentes em bebês e crianças, mas também podem surgir em adultos. Os sintomas podem ser muito variados, pois esta infecção pode ser causada por diversos tipos de vírus, que na maioria das vezes atingem as vias respiratórias ou o intestino, por isso é comum que resfriados e gastroenterites sejam chamadas apenas de virose.
Assim, apesar de também serem causadas por vírus, doenças como sarampo, Dengue ou Zika, por exemplo, podem ser mais graves e preocupantes e por isso não costumam ser chamadas somente de virose.
Quando a criança apresenta virose é normal os pais e os irmãos também serem afetados, já que costuma ser contagiosa, mas nos adultos os sintomas são mais leves e duram menos tempo.
Como saber se é virose
O médico pode identificar a virose somente com base nos sintomas, especialmente quando a pessoa não apresenta nenhum outro sintoma e quando existem outras pessoas afetadas, na família, na mesma escola ou no trabalho, por exemplo.
É comum haver períodos em que várias crianças da mesma creche apresentam sintomas de virose e por isso se os pais sabem que os colegas de seu filho estão com virose, existe a possibilidade de que seu filho também esteja afetado por esta mesma doença. Por isso, é importante dizer ao médico os sintomas que apresenta e se existem casos de pessoas próximas com os mesmos sintomas.
Para se certificar de que é virose o médico pode ou não pedir exames específicos.
Porque os médicos nem sempre pedem exames
Nem sempre é necessário fazer exames para saber se é uma virose porque na maior parte das vezes não se consegue descobrir qual o vírus em causa e além disso os exames clássicos como o exame de sangue comum, chamado de hemograma, além do Raio x e o exame de urina, por exemplo, não apresentam alterações.
Mas para se certificar de que não se trata de outras doenças, como rubéola por exemplo, o médico poderá solicitar um exame de sangue especifico para aquela doença.
Como curar a virose mais rápido
O tratamento para virose consiste no alívio dos sintomas porque não existem remédios específicos para estes vírus, sendo aconselhado tomar muita água, repouso e boa alimentação, além de analgésicos, como Dipirona ou Paracetamol, para aliviar sintomas de dor.
Durante o tratamento da virose, aconselha-se o consumo de alimentos leves e de fácil digestão, dando-se preferência a frutas, legumes, verduras e carnes magras cozidas. Também é recomendado evitar alimentos muito condimentados, gordurosos, gasosos e de difícil digestão.
Para evitar a desidratação, deve-se ingerir, no mínimo, a mesma quantidade de água perdida através dos vômitos e da diarreia. A água pode ser substituída pelo soro caseiro porque este é mais eficaz contra a desidratação porque contém sair minerais que são perdidos no vômito e na diarreia.
Sinais de alerta para voltar ao médico
É importante voltar no médico quando apresenta sinais e sintomas de desidratação, como olhos fundos, pele muito seca e desidratada, quando a diarreia piora ou apresenta-se com sangue, assim como quando há piora da tosse ou falta de ar.
Se outros sintomas como manchas na pele, febre que não cede com Paracetamol e desmaio acontecerem também deve-se ir ao pronto-socorro.
Porque a virose é mais comum nas crianças
Os sintomas causados por vírus são mais comuns em bebês e crianças porque eles ainda não tem toda a resistência que os adultos possuem e o seu sistema imune ainda encontra-se em desenvolvimento.
Assim, cada vez que a criança entra em contato com um micro-organismo diferente, até que seu corpo possa produzir os anticorpos contra o invasor ela apresentará os sintomas de virose. No entanto, dificilmente a criança ou o adulto desenvolverá os sintomas ao entrar em contato com o mesmo vírus, mas como existem muitos vírus diferentes, ao entrar em contato com um outro vírus, poderá apresentar sintomas, embora possam ser mais fracos.