Política
PSDB bem preparado para as Eleições 2022 em Rondônia
Compartilhe:
O PSDB presidido no Estado pela deputada federal Mariana Carvalho está se organizando e certamente será o partido a ser batido nas eleições gerais do próximo ano, quando estarão sendo eleitos o presidente da República, governadores e respectivos vices; uma das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Os tucanos já têm nomes expressivos com e sem mandatos e novas lideranças que certamente farão a diferença na hora de os eleitores colocarem seus votos nas urnas.
Hoje o candidato do partido ao governo do Estado seria do prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves, liderança emergente, que cresce de forma gradativa e segura, como se exige na política atual, onde tudo acontece muito rapidamente. Hildon foi a surpresa nas eleições de 2016, quando entrou na disputa como se fosse mais um, acabou chegando ao segundo turno e derrotou o hoje deputado federal e presidente regional do Podemos, Léo Moraes. Hildon foi reeleito, após vencer o primeiro turno nas eleições de novembro de 2020 e o segundo turno com mais de 54% dos votos válidos.
Mariana Carvalho deverá concorrer a vaga ao Senado. Está no segundo mandato na Câmara Federal e tem estrutura político-partidária e econômica para disputar a vaga hoje ocupada pelo senador Acir Gurgacz, presidente do PDT no Estado, mas que estaria inelegível para as eleições de 2022. Acir, mesmo que consiga e elegibilidade para 2022 a preferência seria para concorrer ao governo do Estado e não para mais uma reeleição ao Senado.
Hoje o nome em melhores condições de concorrer ao Senado e com muitas possibilidades de sucesso é do ex-senador Expedito Júnior. Em eleições anteriores Júnior, que presidia o partido e até hoje é uma liderança expressiva dos tucanos, mesmo sem mandato há tempos, optou por concorrer a governador. Em duas oportunidades chegou ao segundo turno, mas acabou sendo derrotado. A vaga ao Senado ficará entre ele e a deputada Mariana. Inclusive há rumores, que Júnior poderia deixar o partido, porque tem como candidato ao governo o senador Marcos Rogério, presidente regional do DEM e assim não teria problemas para concorrer ao Senado.
Na Assembleia Legislativa (Ale) o PSDB reelegeu o deputado Laerte Gomes, de Ji-Paraná, em 2018. Laerte tem agora, a companhia do colega Alan Queiroz, de Porto Velho, que era suplente e assumiu a vaga do ex-deputado, Adailton Fúria (PSD), que foi eleito prefeito de Cacoal em 2020.
Além de Laerte e Alan, os tucanos têm mais um nome com chances reais de ocupar uma das 24 cadeiras do legislativo estadual. O trabalho social muito bem organizado e participativo da 1ª Dama de Porto Velho, Yeda Chaves a coloca como uma forte candidata a Assembleia Legislativa nas eleições do próximo ano.
O vice-prefeito, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Maurício Carvalho também está na lista de candidatos nas eleições de 2022. Maurício estaria cotado para concorrer a uma das vagas a deputado estadual. Ele é irmão de Mariana e, caso ela opte pela reeleição, os irmãos fariam uma dobradinha de força eleitoral considerável, pois ambos são bons de votos.
Hoje o PSDB, caso Expedito se mantenha no partido e não opte pelo PSD, presidido no Estado pelo seu filho, deputado federal Expedito Netto, tem chances reais de eleger o futuro governador, com Hildon Chaves, ocupar a única vaga ao Senado com Júnior ou Mariana, garantir a vaga na Câmara Federal reelegendo Mariana, e no mínimo assegurar três cadeiras na Ale com Laerte e Alan se reelegendo e elegendo Yeda Chaves e Maurício.
Rondoniadinamica.com