Economia
Protesto de títulos e documentos de dívida ajuda a reduzir inadimplência
Compartilhe:
O protesto de títulos e documentos de dívida é o principal instrumento de recuperação de crédito e tem ajudado empresas a reduzirem a inadimplência. Segundo o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT), cerca de 65% dos títulos protestados são pagos em até três dias úteis após a intimação do devedor para efetuar o pagamento.
Visando reduzir o risco das negociações entre empresas e consumidores, o Instituto de Protesto de Mato Grosso disponibiliza gratuitamente em seu site a consulta gratuita de protesto. Por meio dessa ferramenta é possível uma pessoa física ou jurídica verificar se existe algum título ou documento de dívida protestado vinculado ao seu CPF ou CNPJ.
“A consulta gratuita de protesto permite a realização de transações comerciais mais seguras, reduzindo a inadimplência da empresa. No entanto, também é importante ressaltar que, ainda que não haja apontamento, isso não é garantia de que a parte cumprirá com sua obrigação de pagamento. Porém, o risco pode ser minimizado”, salienta a presidente do IEPTB-MT, Velenice Dias.
Mais informações sobre protesto de títulos e documentos podem ser obtidas por meio dos telefones (65) 3621-3046/99612-7651 ou pelo e-mail comercial@protestomt.com.br.
Assessoria