Featured
Próstata aumentada: Causas e Como tratar
Compartilhe:
A próstata aumentada é problema muito comum nos homens acima dos 50 anos de idade, podendo gerar sintomas como dor ao urinar ou jato de urina muito fraco, por exemplo.
Na maior parte dos casos, a próstata aumentada é provocada pela hipertrofia benigna da próstata, que é apenas um problema benigno que não provoca alterações na saúde. No entanto, é aconselhado consultar um urologista para fazer o exame de toque e descartar a hipótese de câncer, que também pode causar aumento da próstata.
Como identificar
Os sintomas mais comuns em caso de próstata aumentada incluem:
- Fluxo de urina lento e fraco;
- Dor ou dificuldade para urinar;
- Incontinência urinária;
- Vontade repentina de urinar;
- Necessidade de fazer muita força para urinar;
- Aumento da vontade de urinar durante a noite;
- Presença de gotas de urina na roupa íntima, mesmo após urinar;
- Urina escura.
Estes sintomas geralmente surgem após os 50 anos e acontecem em quase todos os casos de próstata aumentada porque a inflamação da próstata pressiona a uretra, que é o canal por onde a urina passa, dificultando a sua passagem.
No entanto, existem alguns casos em que a hipertrofia da próstata não provoca qualquer sinal. Nesses casos, o homem pode descobrir este problema quando o valor de PSA está aumentado num exame de sangue de rotina, por exemplo.
Como confirmar o diagnóstico
Quando surgem os primeiros sintomas de próstata aumentada é aconselhado consultar um urologista para fazer o exame de toque. Embora possa ser um exame um pouco desconfortável, esta é uma ótima técnica que permite ao médico avaliar se existem sinais de aumento da próstata por câncer. Entenda como é feito o toque retal.
Além disso, o médico também pede um exame de sangue para avaliar os níveis de PSA, que normalmente estão acima de 4,0 ng/ml nos casos de inflamação da próstata. Descubra mais sobre o exame de PSA.
Caso o médico identifique alterações anormais durante o toque retal ou caso o valor de PSA esteja acima de 10,0 ng/ml, pode requisitar uma biópsia da próstata, para avaliar a possibilidade de o aumento estar a ser causado por câncer.
O que pode causar próstata aumentada
A maioria dos casos de próstata aumentada é causada pela hipertrofia benigna da próstata que surge com o envelhecimento do corpo, sendo mais frequente após os 50 anos de idade. Esta é uma situação normal, que não provoca qualquer problema de saúde e que só precisa ser tratada quando provoca sintomas ou interfere nas atividades diárias.
Porém, a próstata aumentada também pode ser provocada por doenças mais graves e que precisam ser tratadas, como prostatite ou câncer. A prostatite normalmente afeta homens em idade jovem, enquanto o câncer é mais comum com o avançar da idade. Homens com historial familiar de câncer da próstata devem, por isso, fazer o exame de toque retal mais cedo que o habitual, por volta dos 40 anos.
Como é feito o tratamento
O tratamento para próstata aumentada varia de acordo com a causa e a gravidade do problema. Por isso, pode ser feito da seguinte forma:
- Hipertrofia benigna da próstata: nestes casos o médico inicia o tratamento com o uso de remédios, como Tansulosina, Alfuzosina ou Finasterida para diminuir o tamanho da próstata e aliviar os sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer cirurgia para remover a próstata. Saiba mais sobre como é tratado este problema.
- Prostatite: normalmente a inflamação da próstata é causada por um infecção bacteriana e, por isso, o urologista pode receitar antibióticos, como Ciprofloxacino ou Levofloxacina. Porém, os sintomas podem ser aliviados com alguns cuidados diários, além dos tratamento médico. Veja como pode aliviar os sintomas da prostatite.
- Câncer de próstata: o tratamento é quase sempre feito com cirurgia para retirar uma parte da próstata ou removê-la completamente, dependendo da evolução do câncer. Além disso, também pode ser necessário fazer quimioterapia ou radioterapia. Saiba mais sobre o tratamento.
Além destes tratamentos médicos, existem alguns remédios naturais que ajudam a completar o tratamento e podem aliviar mais rapidamente os sintomas.