Cuiabá-MT
Pronto para separar seu lixo? Coleta seletiva é implantada em Cuiabá
Compartilhe:
Após anos de promessa e de espera, a coleta seletiva foi implantada em Cuiabá. O primeiro passo do processo foi dado pela Prefeitura da Capital e ainda há outras fases a serem implementadas. A previsão da gestão, é que todo o processo esteja em operação até o final deste ano.
Na primeira etapa, a Prefeitura, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) disponibilizou quatro caminhões e novas equipes para fortalecer a atuação nas rotas que são atendidas pelas cooperativas. Atualmente, o serviço alcança condomínios, empresas privadas e comunidades pontuais da cidade.
A entrega dos veículos aconteceu nesta quarta-feira (6). “Estamos virando a página da política de serviços urbanos na nossa capital. E essa entrega desses quatro caminhões é um divisor de águas e vai dar ainda mais condições para a realização de uma atividade fundamental nesse processo que implantamos na Prefeitura”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Para o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, a entrega dos quatros caminhões fortalece o trabalho das cooperativas e possibilita que Cuiabá continue avançando no processo de modernização.
“Esses quatro caminhões possuem equipes qualificadas para fazer o recolhimento dos resíduos e potencializar o trabalho das cooperativas. Esse é o início efetivo e organizado da coleta seletiva”, afirma o gestor.
Próximas fases
A segunda fase desse programa começará no mês de agosto e prevê a criação de 12 ecopontos, que servirão como mais uma opção à população para descarte correto de lixo. As estruturas serão criadas pelo Município, administradas em parceria com as cooperativas, e divididas em seis regiões, contemplando o perímetro urbano e também a zona rural.
“No momento em que também concretizar os ecopontos, podem ter a certeza que Cuiabá ganha mais um diferencial. Hoje, infelizmente, o cidadão ainda adota a prática de descartar seu lixo irregularmente às margens do rio, de córregos, de vias ou em terrenos baldios e áreas verdes. Agora, quando o poder público dá a oportunidade de depositar corretamente seus resíduos, ele não tem mais nenhuma desculpa para continuar fazendo o errado”, avaliou o vice-prefeito Stopa.
Conforme o planejamento montado pela Limpurb, a terceira fase deve ser colocada em prática ainda neste ano. Esse último estágio, consiste na implantação gradativa da coleta seletiva domiciliar, incluindo de forma coordenada todos os bairros da cidade que já são atendidos pela coleta convencional de lixo.
(Com Assessoria)