Mato Grosso
Programa que estimula jovens ‘a pensar’ é reconhecido pelo Ministério Público
Compartilhe:
Reconhecido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, o Programa Janos – Curso de Filosofia para Jovens, promovido pela Nova Acrópole, tem crescido ano a ano em todo o país. Em Cuiabá, o curso está com vagas abertas para jovens de 14 a 17 anos que estão em busca de vencer seus limites, desenvolver o pensamento crítico e trabalhar para a construção de um mundo melhor.
“Todo o jovem tem necessidade de protagonismo e independência, e se esses elementos não forem desenvolvidos da forma certa podem desencadear problemas como a ansiedade e a depressão, ou mesmo a falta de capacidade de lidar com as adversidades da vida. Do contrário, um jovem que integra as experiências da vida, vence os medos e desenvolve suas potencialidades internas certamente contribuirá para uma sociedade mais equilibrada e harmônica”, explica a psicóloga Graziele Andrade Santoro, especialista em doenças psicossomáticas.
O Programa Janos foi selecionado, em 2018, como uma das iniciativas de fomento à integridade social e a cidadania pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro e passou a constar no Banco de Propostas de Prevenção Primária à Corrupção.
O jovem que adere ao programa é estimulado a refletir sobre as ideias e problemas que cercam a sociedade, desenvolvendo o pensamento crítico. Assim, com mais consciência do todo, passa a ser capaz de tomar decisões melhores. “A falta de consciência pode levar ao efeito ‘manada’, quando esse adolescente passa a seguir as ideias do grupo sem questionar. O que vemos no Janos são jovens com ideias claras, altruísmo e iniciativa que não se deixa levar e tem ideias próprias”, pontua a psicóloga.
O Programa compreende não apenas as aulas de filosofia, mas atividades que propiciam a vivência do que aprendem, desenvolvendo a inteligência e a imaginação, a identidade, a vocação e todas as suas potencialidades. As aulas ocorrem uma vez por semana, aos sábado (das 15h às 17h) e o curso é de R$50,00 mensais.
Saiba mais em www.acropole.org.br/programa-
Para assistir uma aula gratuita em Cuiabá basta fazer contato pelo telefone (65) 9993-2221.