AL/MT
Profuncionário tem início em MT; Deputada Janaina Riva participa de aula inaugural
Compartilhe:
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) participou na manhã deste sábado (01.04) da aula inaugural do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário).
O objetivo é viabilizar a oferta Institucional de Cursos Técnicos Subsequentes nas áreas de alimentação escolar, multimeios didáticos, secretaria escolar e infraestrutura escolar, para 2491 alunos.
“Que felicidade estar nesta aula inaugural, comemorando juntos esse curso que foi sonhado, idealizado e realizado por todos aqui depois de tantas lutas para isso sair do papel. Foram muitas audiências públicas, emendas, articulações e manifestações para que chegássemos ao dia de hoje. Muitas ou a maioria dessas conquistas foram alcançadas aqui na Assembleia. Investir no ser humano é a garantira uma educação melhor nas nossas escolas. Funcionários mais qualificados e instruídos dão mais retorno. É preciso ressaltar que se não fosse o empenho do IFMT nós não teríamos Profuncionário em Mato Grosso. Existiram também outras peças-chave como a Assembleia Legislativa através de mim, do deputado Barranco e do Allan Karec, o empenho do senador Wellington Fagundes e da ex-deputada Rosa Neide também foram cruciais pra isso”, disse.
Os cursos serão ofertados na modalidade a distância, todos os 19 campi do IFMT serão Polos ofertantes, em cooperação com a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC), e Secretaria Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade.
“Queremos que a secretária de estado de Educação faça dessa ação, algo permanente. Que seja um braço direito do IFMT quando se falar de Profuncionário para seja uma ação anual, incluindo cada vez mais servidores técnicos da educação. Não existe uma boa educação se não tivermos profissionais qualificados na ponta, do merendeiro ao professor”, finalizou.
O custo total do projeto para qualificação dos profissionais da educação em Mato Grosso é de R$ 3,5 milhões e foi custeado via emendas parlamentares dos deputados estaduais Janaina Riva e Valdir Barranco, do senador Wellington Fagundes e da ex-deputada Rosa Neide.
ASSESSORIA