Cuiabá-MT
Profissionais da saúde fora da linha de frente da Covid-19 podem vacinar em Cuiabá
Compartilhe:
Os profissionais da saúde que não fazem parte da linha de frente de combate à Covid-19 foram liberados para se vacinarem contra a doença, em Cuiabá, nesta semana. Entre esses profissionais, estão dentistas, veterinários e nutricionistas.
De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, podem ser vacinados trabalhadores da saúde da rede pública e privada. Os interessados devem realizar o agendamento pela internet.
A campanha de imunização contra a covid-19 “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” deu início, na terça-feira (2), à utilização da vacina Covishield, elaborada pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório Astrazeneca.
A primeira pessoa a receber a vacina em Cuiabá foi a cirurgiã dentista Roberta Gianpani de Lima, que atua em clínica particular.
Os profissionais que ainda não se vacinaram terão até domingo (7) para o agendamento. Caso não sejam vacinados, eles deixarão de fazer parte do grupo prioritário, segundo a prefeitura.
PODERÃO SER VACINADOS
Trabalhadores da saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas dentro de hospitais, ambulatórios, laboratórios de hospitais e outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas, e ainda os profissionais de saúde autônomos dos consultórios e similares.
NÃO SERÃO VACINADOS AINDA
Até o recebimento de novas doses pelo Ministério da Saúde, somente deixarão de ser vacinados os trabalhadores da saúde dos setores administrativos e apoio de unidades que não prestam assistência direta aos casos de Covid-19, também, os estagiários e acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar e trabalhadores em afastamento ou inativos.
Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação desse público será gradativa, conforme novas remessas de vacinas forem disponibilizadas. O início da vacinação dos idosos também depende da chegada de mais vacinas.
G1