Rondônia
Professores de história se habilitam para incentivar alunos a redescobrir belezas de Rondônia
Compartilhe:
Em dois dias de reunião, 104 professores de história, dois de cada município rondoniense, participaram em Porto Velho de oficinas de qualificação para o concurso Redação Turismo.
A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) ensina aos participantes as potencialidades turísticas estaduais, a maior parte ainda desconhecida por moradores do interior e da capital.
As oficinas são ministradas no Golden Plaza Hotel pela coordenadora de turismo da Setur, Camila Canova, pelo assessor Saulo Giordani, e pelos professores de história João Herberty e Lourismar Barroso.
No segundo e último dia das oficinas, nesta sexta-feira (6), os participantes visitaram o Memorial Rondon, em Santo Antônio.
Promovido pela Setur, o concurso se realizará no próximo dia 20 de outubro com alunos do 3º ano do ensino médio regular em escola pública, conforme os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Os professores de história levarão aos seus alunos o sentimento de pertencimento, e a partir daí eles farão suas redações”, explicou o coordenador do concurso, Willian Souza.
As regras do concurso estabelecem duas etapas. Do 1º ao 4º colocados as 208 melhores redações – quatro de cada município – credenciarão seus autores a visitar o Forte Príncipe da Beira no dia 19 de outubro, acompanhados por 52 professores indicados pelas coordenadorias regionais de educação.
Já os 104 alunos 5º e 6º colocados de cada município excursionarão a Porto Velho nos dias 12 e 13 de novembro, para conhecer a história da capital e seus pontos turísticos.
Em ambas, a Setur oferecerá transporte, estadia e alimentação. No dia dez de outubro as melhores redações serão divulgadas.
O superintendente de Turismo, Gilvan Pereira Júnior, está satisfeito com o andamento dos preparativos, enfatizando que o projeto vem sendo elaborado desde o início do ano.
O QUE VALE
Em 20 a 30 linhas, o candidato deverá demonstrar domínio da norma culta da língua escrita e atender às seguintes exigências:
? Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;
? Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
? Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
? Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação;
? Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.