Agronegócios
Produção de soja dispara em Mato Grosso e previsão é de 2 milhões de toneladas a mais na próxima safra
Compartilhe:
A colheita da soja em Mato Grosso deve produzir mais de 38 milhões de toneladas para a safra 2021/2022. O volume representa pouco mais de dois milhões do volume alcançado no ano passado.
O gerente André Cirilo contou que o que motiva é ver o resultado do trabalho no final.
“Quando chega a hora de colher os frutos, se encerra uma etapa que começou lá em setembro, quando iniciou o plantio da soja depois de muito trabalho, muito esforço árduo. Mas o que motiva a gente é ver o resultado agora, que faz a gente continuar ano após ano”, disse.
Ele também contou que o tempo está diferente do ano passado.
“Estamos em janeiro com 25% da área colhida, sendo que ano passado nós nem tínhamos começado a colheita devido à seca que teve na plantação da cultura da soja”, explicou.
O otimismo dos agricultores contrasta com o desafio que enfrentam agora com o apodrecimento das vagens. Isso pode prejudicar a qualidade do grão e afetar a produtividade da safra.
“Estamos enfrentando isso na soja que foi plantada em meados de setembro. Todas as que plantamos e chegaram na fase de enchimento de grão começou a aparecer essas doenças, causando apodrecimento na vagem”, disse o gerente.
Ainda não se sabe o que está causando este apodrecimento. “Isso é uma indústria a céu aberto. Ano após ano, é um desafio diferente”, afirmou.
G1.globo.com