Conectado por

Agricultura

Produção de abacate cresce no Brasil; veja os tipos mais consumidos


Compartilhe:

Publicado por

em

Abacate é uma das frutas que mais tem se destacado no setor agrícola brasileiro nos últimos anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da fruta no País passou de 197 mil toneladas em 2016 para 301 mil toneladas em 2021, aumentando 53%, um crescimento inferior apenas à cultura da uva.

Os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal são os que mais produzem a fruta. No entanto, o cultivo de abacate tem se expandido para outras áreas, como o Ceará, que se beneficia dos momentos de entressafra dos principais produtores brasileiros.

Segundo projeções da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o abacate pode se tornar a segunda fruta tropical mais comercializada até 2030, atrás somente da banana e superando vendas de manga e de abacaxi. A procura por produtos saudáveis e versáteis torna a rentabilidade mais atrativa, incentivando investimentos no setor. Conheça quais são os principais tipos de abacate consumidos no Brasil.

O abacate avocado (Hass) é uma das principais variedades cultivadas no Brasil e em todo o mundo. Originário do México, é conhecido por sua casca verde-escura e textura firme, que é mais concentrada em óleos essenciais do que em água. A safra ocorre de fevereiro a setembro e as frutas têm entre 200 gramas e 1 quilograma.

2. BREDA

Desenvolvido no Brasil pelo produtor agrícola Pio Breda em meados do século 20, o abacate Breda é caracterizado pela sua polpa amarelada e sabor adocicado, sendo geralmente consumido in natura. A fruta tem casca verde-escura e polpa cremosa e pesa entre 400 gramas e 600 gramas. A safra vai de julho a setembro.

3. FORTUNA

A polpa do abacate Fortuna é cremosa e suave, e tem uma cor amarelo-pálido com a casca fina e lustrosa de cor verde-escura. Esse tipo tem uma semente relativamente pequena, o que significa que há mais polpa para aproveitar. Originário da Flórida, nos Estados Unidos, tem safra entre fevereiro e julho.

4. GEADA

Variedade brasileira, o abacate Geada é adaptado a climas subtropicais, com temperaturas mais frias, como as regiões serranas. A fruta tem casca fina e lisa, de cor verde-brilhante quando estão maduros, com polpa cremosa de cor verde-clara e um sabor suave e pouco oleoso. Com boa resistência a doenças e pragas, a sua safra se dá no verão.

5. MARGARIDA

O Margarida é uma das maiores variedades de abacate, podendo atingir até 1,5 quilograma. Tem origem no Brasil e é bastante resistente a pragas e doenças. A fruta apresenta caroço pequeno, casca fina, lisa e verde com polpa amarela e cremosa, com sabor suave e adocicado. Esse tipo é cultivado de maio a dezembro.

6. OURO VERDE

Variedade originária do Brasil, o abacate Ouro Verde é cultivado principalmente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, de julho a agosto. É um fruto de tamanho médio a grande, com polpa verde-clara e cremosa, sabor suave e textura macia. A variedade é conhecida por sua alta produtividade e resistência a doenças.

7. QUINTAL

O abacate Quintal é uma variedade brasileira cultivada de março a julho, especialmente em regiões de clima quente, como no Estado de São Paulo. As frutas costumam ser grandes e pesadas, com casca áspera e rugosa de cor verde-escura quando ainda estão imaturos e ficam mais claros quando maduros. A polpa é verde-clara, com textura macia e cremosa.

 

Fonte: CEPEA

https://www.portaldoagronegocio.com.br

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com