Rondônia
Presidente da Comissão de Educação sugere audiência pública para tratar da segurança nas escolas
Compartilhe:
A Comissão de Educação e Cultura (CEC) sob a presidência do deputado Lazinho da Fetagro (PT) e com as presenças dos deputados Adelino Follador (DEM) e Anderson Pereira (Pros), se reuniu na manhã desta quarta-feira (8), no plenarinho 01, com algumas deliberações importantes.
Lazinho defendeu a necessidade de uma audiência pública, em data a ser definida, para discutir a questão da segurança nas escolas. “São escolas furtadas, alunos com medo e sendo assaltados em sala de aula, violência contra os professores, com agressões e ameaças, que precisam ser enfrentadas pelo Governo”, destacou.
O presidente da CEC manifestou especial preocupação com o crescente número de casos de agressões aos professores, em sala de aula, com muitos deles sofrendo ainda ameaças. “Há uma crescente onda, infelizmente, de agressão aos professores. Isso precisa ser enfrentado pelo Governo”, acrescentou.
Adelino Follador disse que o Governo precisa definir se vai retomar a vigilância nas escolas, como mais uma ferramenta de enfretamento à violência. “O vigilante conhece quem estuda na escola e pode evitar que pessoas de fora, ingressem na unidade escolar. Além disso, qualquer ação suspeita, podem acionar a Patrulha Escolar e com isso evitar
Reitorias
Lazinho também sugeriu, e foi acatado pelos demais membros da CEC, para que, na próxima reunião, que será realizada em caráter extraordinário, no dia 15, às 14 horas, sejam convidados os reitores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e dos Institutos Federais de Rondônia (Ifro), para discutir sobre o contingenciamento de recursos do Ministério da Educação para a educação superior em todo o país.
“Qual o impacto disso no funcionamento dessas unidades, que atendem muitos filhos de trabalhadores rurais no interior. Como podemos contribuir para não ocorrer tantos impactos negativos? É uma decisão federal, mas que afeta diretamente muitas pessoas e precisamos discutir e acompanhar esse problema”, completou Lazinho.
Texto: Eranildo Costa Luna
Fotos: José Hilde