Featured
Presidente da AL Janaina Riva participa da abertura da Acricorte e fala em incentivo à produção e pecuária
Compartilhe:
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Janaina Riva (MDB), participou na manhã desta quinta-feira (09.05) da abertura da Acricorte, um evento promovido pela Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), com o objetivo de levar conhecimento, discussões e novas tecnologias para pecuaristas brasileiros e promover a integração da cadeia da carne.
“Eu saio daqui hoje com uma nova visão do que os produtores passam quando querem investir principalmente no interior de Mato Grosso, que é a realidade da grande maioria que está aqui hoje. Essa questão da instabilidade tributária, que constantemente está mudando, isso traz um grande prejuízo também e acaba prejudicando muito a relação dos próprios produtores, pecuaristas e contribuintes com a Secretaria de Fazenda e isso é um obstáculo que o governo ainda precisa vencer”, disse a presidente.
Janaina disse que outro gargalo que precisa ser enfrentado pelos produtores é a questão da logística. “Nós temos um dos combustíveis mais caros do Brasil, nós temos umas das piores rodovias do Brasil e é natural que a gente acabe ouvindo dos produtores que eles estão cansados de pagar impostos, como por exemplo, o Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação), e não ver o retorno disso”, explica.
Ainda sobre o Fethab, a presidente revela que na última sessão ordinária da Assembleia Legislativa foi apresentado um Projeto de Lei Complementar que prevê que as Prefeiturtas terão que apresentar à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) um relatório das obras que estão sendo executadas com o Fethab.
“Isso vai facilitar muito nossa relação com o produtor diretamente porque eles vão ter essas informações de como esse dinheiro está sendo aplicado, pois esse é um dinheiro do estado que é repassado aos municípios. E assim por diante, a Assembleia tem trabalhado pautas que visem desburocratizar e facilitar a vida de quem quer produzir e investir em Mato Grosso”, finalizou.