Mato Grosso
Prefeituras no Estado de Mato Grosso utilizam o protesto extrajudicial como forma de recuperação de créditos
Compartilhe:
O protesto extrajudicial de títulos e documentos de dívida tem se tornado o principal instrumento de recuperação de créditos pelo fato de ser um procedimento online, célere, econômico e seguro. Por isso, dezenas de prefeituras no Estado de Mato Grosso estão utilizando essa ferramenta, revertendo todo o dinheiro arrecadado em investimentos para a sociedade.
Conforme a presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT), Velenice Dias, milhares de certidões de dívidas ativas foram protestadas pelas prefeituras, sendo que muitas receberam os valores cobrados em até três dias úteis após efetuada a intimação do contribuinte inadimplente.
“O protesto extrajudicial é muito efetivo, cujo índice de recuperação de crédito supera 65% no tríduo legal (prazo de três dias úteis). Hoje, sem dúvida, é a ferramenta mais utilizada por órgãos públicos e também empresas privadas, pois proporciona inúmeras vantagens em comparação com a ação de cobrança ou de execução”, destaca Velenice Dias.
Dentre as vantagens, destacam-se a economia, o tempo de tramitação, e a comodidade ao credor. “Quando falamos em economia, dizemos que o protesto extrajudicial é gratuito para o credor, isto é, todas as despesas ficam sob a responsabilidade do devedor. Em relação ao tempo de tramitação, mais de 65% dos títulos protestados são recuperados dentro de três dias úteis após a intimação do devedor. Se o credor optar por acionar o Judiciário, a ação vai tramitar durante anos até receber o que pretende. Já no que diz respeito a comodidade, todo o procedimento é feito de forma eletrônica, desde a apresentação do título ou documento de dívida até seu cancelamento, ou seja, o credor não precisa mais se deslocar até o cartório de protesto”, exalta a presidente do Instituto de Protesto.
Velenice Dias finaliza dizendo que o Instituto de Protesto conta com colaboradores capacitados para atenderem toda demanda das prefeituras, bem como para ministrarem os treinamentos necessários para o envio dos títulos.
Hoje, dos 141 municípios do Estado, 84 já utilizam o protesto, isto é, aproximadamente 60% das prefeituras, o que comprova a efetividade dessa ferramenta.
Interessados em obter mais informações sobre convênio para protesto de título e documentos de dívida devem entrar em contato com o Instituto de Protesto pelos telefones (65) 3621-3046/99612-7651 ou pelo e-mail comercial@protestomt.com.br.
Assessoria