Mato Grosso
Prefeituras decidem criar blitze em municípios de MT para evitar a disseminação do novo coronavírus após mortes
Compartilhe:
Os prefeitos de Barra do Garças, Roberto Farias, Pontal do Araguaia, Gerson Rosa, Aragarças, José Elias Fernandes e Araguaiana, Getúlio Viana, decidiram, em reunião nessa quarta-feira (13), criar blitze em pontos de aglomeração nos quatro municípios para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), nessa quarta-feira (13), os municípios somam 40 casos da Covid-19, sendo que em Barra do Garças quatro pessoas já morreram em decorrência da doença.
Os prefeitos afirmaram que as blitze devem ser setorizadas nas BRs-070 e 158, que liga os municípios e costumam ter pessoas aglomeradas. As fiscalizações serão realizadas pela Polícia Militar com o apoio do Exército, PRF, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal, e participação da Defesa Civil e Vigilância Sanitária.
Além disso, foi decidido a aplicação de multas às pessoas que não usarem máscaras nas vias públicas ou estabelecimentos comerciais.
Durante a reunião, os prefeitos e representantes de outras instituições também reforçaram as medidas já em vigor, como o fechamento do comércio, pontos turísticos e igrejas, e prometeram radicalizar se a população dos municípios não colaborar para a redução dos casos de Covid-19. Entre essas medidas, não descartam decretar o ‘lockdown’ (isolamento total) nas cidades, obrigando todos os moradores a ficarem em casa.
As prefeituras também aprovaram a realização de repreensão de aglomerações. As medidas foram encaminhadas às Câmaras de Barra do Garças, Pontal e Aragarças para análise.
G1