Cuiabá-MT
Prefeitura de Cuiabá alerta sobre mensagem fake para agendamento de dose extra contra a Covid-19
Compartilhe:
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Saúde do Município (SMS), emitiu um alerta, nesta quarta-feira (25), sobre uma mensagem fake que está circulando para o agendamento de dose extra contra a Covid-19 na capital.
De acordo com a prefeitura, um endereço de e-mail desconhecido está enviando mensagens dizendo que a pessoa foi selecionada para receber uma dose extra de imunizante nos próximos dias, com o direito de escolher a vacina.
Conforme a mensagem, a pessoa deve clicar num link que supostamente leva ao cartão virtual com instruções de data e horário.
“A SMS esclarece que a mensagem se trata de um golpe e reforça que não está realizando aplicação de dose extra e que as pessoas não podem escolher vacinas. Também orienta à população que tenha recebido o texto a não clicar em links suspeitos e nem repassar a mensagem”, alerta.
Dose de reforço
Nesta quarta-feira (25), o governo federal anunciou que a data prevista para o reforço é 15 de setembro. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) disse que vai seguir o cronograma do Ministério da Saúde sobre a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 no estado.
Conforme orientação do MS, o público-alvo para receber o reforço são idosos com mais de 70 anos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos), que tomaram a segunda dose há, pelo menos, 28 dias.
A vacina Pfizer deve ser priorizada para o reforço, no entanto, caso necessário, também poderão ser utilizadas as vacinas da AstraZeneca e Janssen.
G1.globo.com