Direto de Brasília
Prefeito Hildon Chaves diz que reunião com Bolsonaro na terça-feira (30) foi “muito positiva”
Compartilhe:
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, classificou como “muito positiva” a audiência que ele teve na manhã desta terça-feira (30/7), com o presidente da república, Jair Bolsonaro. A reunião agendada pelo deputado federal Coronel Chrisostomo tratou sobre o desenvolvimento do setor produtivo, no sentido de facilitar o intercâmbio comercial entre Brasil e Bolívia, especialmente entre Rondônia e o País vizinho.
Além de Chrisostomo, também participaram do encontro, a ministra da agricultura, Tereza Cristina, o ministro da infraestrutura, Tarcisio Gomes, empresários e representantes de vários setores de diversos municípios de Rondônia, empresários e autoridades bolivianas, além de representantes da Bacia Leiteira e de cooperativas de crédito, dentre outros.
Na ocasião, foi tratado sobre a criação de dois portos alfandegários voltados para importação e exportação, um deles em Costa Marques e outro em Guajará-Mirim. Em Costa Marques, pelo rio Guaporé, seria transportado, por exemplo, o calcário para a Bolívia, Guajará-Mirim e região da Ponta do Abunã. Com isso, diminui em cerca de 25% os custos, devido a eliminação do frete rodoviário.
“Isso facilita muito o acesso de fertilizantes, que hoje nós importamos de países como Irã e União Soviética, que nós importamos pelo Porto de Paranaguá ou de Santos e vêm pelo frete rodoviário até Porto Velho, Ponta do Abunã, o estado de Rondônia inteiro. Nós pagamos o fertilizante mais caro do mundo. Então, esses fertilizantes poderão começar a vir da Bolívia. Isso daria rapidez e agilidade na vinda desses insumos e adubo, adubo e fertilizante que fazem o agronegócio girar, que é a nossa principal vocação econômica”, explicou Hildon Chaves.
Obras
O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para tratar sobre a conclusão do asfaltamento da BR-319, estratégica para Porto Velho, mineração e a liberação de recursos da emenda de bancada para drenagem e asfaltamento dos bairros Lagoa e Igarapé e as avenidas Calama (até o residencial Cristal da Calama) e Rio de Janeiro, até o Orgulho do Madeira, cujos projetos estão em andamento.
“Isso é resultado desse nosso intenso trabalho aqui, visitando parlamentares, visitando os ministérios, corpo técnico dos ministérios, enfim, estamos aqui num trabalho frenético. Quase toda semana tenho que vir a Brasília. Estive aqui na semana passada e essa semana de novo”, comentou.
Veja mais: Hildon Chaves pede apoio de Bolsonaro para desenvolver setor produtivo na Ponta do Abunã