Agronegócios
Preço da saca da soja mato-grossense registra queda de 4,1%
Compartilhe:
A saca da soja disponível em Mato Grosso encerrou o mês de abril a R$ 61,44. O preço é 4,10% inferior ao registrado no fechamento de março. Dentre os principais fatores para a desvalorização estão as baixas cotações atingidas pela soja na bolsa de Chicago e a queda nos valores dos prêmios portuários.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as baixas cotações da oleaginosa na bolsa de Chicago foram de 4,86%, já a queda nos valores dos prêmios portuários somou 34,2%, ambos durante o mês de abril.
O instituto avalia que, de forma geral, a maior oferta de grão, em conjunto com a demanda enfraquecida, foram determinantes para a queda do preço, uma vez que “pressionaram as cotações na bolsa americana, impactando nos preços praticados em Mato Grosso”.
Também aponta que a valorização de 1,25% do dólar – durante o mês de abril, se comparado a março –, pautado pelas instabilidades políticas na tramitação da reforma da Previdência, “não foi suficiente para segurar os preços da soja”.