Porto Velho
PORTO VELHO: Moradoras de localidades de difícil acesso relatam sobre mudança de vida com o programa “Mamãe Cheguei”
Compartilhe:
Criado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o Programa “Mamãe Cheguei” contemplou nesta sexta-feira (29) mais quatro moradoras do Baixo-Madeira, região de Porto Velho, e no decorrer de novembro outras 18 futuras mamães irão receber o kit enxoval, contendo 19 itens necessários para o recém-nascido.
Entre as que receberam nesta sexta-feira, estão Queilane Miranda, 35 anos; e Miqueila Oliveira, ambas com os filhos já nascidos, além de Cleucineide Silva, 28 anos, com 36 semanas de gestação; e uma adolescente de 16 anos, grávida de 35 semanas. A entrega aconteceu no Escritório da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), uma dos parceiros da Seas que levam as políticas de assistência social às localidades longínquas e de difícil acesso em todo o Estado, por meio de suas 85 unidades.
Com a pequena Raíssa, de cinco dias de vida nos braços e mãe de outras três crianças, Queilane, que mora no distrito de Calama, disse que o “Mamãe Cheguei” fez com que tudo fosse diferente para a pequena Raíssa em relação aos demais irmãos que não tiveram a oportunidade de receber o kit enxoval, que inclui banheira, travesseiro, jogo de lençol, banheira, fraldas, pagãos, macacões, camisetas, calças, meias, cueiros, toalha, entre outros itens.
Outra que sentiu a diferença desta gravidez para as demais, foi Miqueila, moradora de Cujubizinho, que já é mãe de um menino de sete anos e uma menina de cinco, e há um mês deu à luz ao Joab. “Para nós que vivemos do que plantamos ou pescamos, é muito bom não ter a preocupação para comprarmos o kit enxoval. Com certeza veio em boa hora e só temos a agradecer ao Governo do Estado e à secretária Luana Rocha”, afirmou.
Ao realizar a entrega dos kits, acompanhada da adjunta Liana Lima, a secretária da Seas, destacou a importância do programa, que contempla mães ou futuras mães que realizam o pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e falou sobre as ações de Poder Executivo que visam melhorar a vida das famílias residentes em localidades de difícil acesso, a exemplo da substituição das pontes de madeira por concreto, tornando a travessia mais segura. Luana Rocha ainda citou o repasse de recursos para a implementação da assistência social nos municípios, um fato até então inédito.
“É muito gratificante sabermos que as políticas públicas estão chegando até a ponta por meio de vocês . Precisamos uns dos outros para nos socializarmos e evoluirmos”, pontuou Luana Rocha.
O compromisso do Governo de Rondônia para com a família rural também foi citado pela extensionista Liliana Nunes; e o vice-presidente da Emater, José de Arimateia, por levar programas importantes, que tornam melhor a vida no campo.
Rondonia.ro.gov.br