Ou seja, mesmo com a convicção de que podemos contornar bem alguns incômodos que atrapalham a nossa qualidade de vida, ainda assim devemos considerar que tratar a saúde mental é uma medida preventiva.
Quando falamos em saúde, pode ser comum pensarmos somente no aspecto físico e esquecermos do lado emocional. Reconheça, entretanto, que nossa saúde mental também precisa de atenção e cuidados e que procurar o apoio de um psicólogo é um tabu que precisa (e deve) ser quebrado.
Entenda agora por que marcar uma consulta com um psicólogo vai lhe trazer muitos benefícios.
Afinal, como um psicólogo pode ajudar?
São inúmeros os motivos que podem levá-lo a buscar esse tipo de suporte profissional. Relacionamos abaixo os mais comuns. Confira.
Para se conhecer melhor
Esse é o ponto principal de fazer terapia, especialmente se é como forma de prevenção, para lidar com o início de frustrações da vida cotidiana ou com algum fato específico. Conforme as consultas vão ocorrendo, você perceberá melhor quais suas emoções, pensamentos e ações sobre os fatos. O autoconhecimento vai fazer com que você possa se proteger melhor e mudar atitudes com relação a si mesmo e aos outros, mantendo o seu bem-estar mental.
Também é importante mencionar que as frustrações do cotidiano se tornam cada vez menores conforme seu autoconhecimento evolui, fazendo com que o estresse e outros problemas naturais do cotidiano se tornem menos intensos ou até mesmo deixem de existir.
Para aliviar a pressão
Colocamos muita pressão sobre nós mesmos e tendemos a nos julgar demais inúmeras vezes. Questões como não ter tanto dinheiro quanto gostaríamos, ou gastarmos mais do que deveríamos, pensarmos que trabalhamos demais ou de menos, que deveríamos ser promovidos ou que não somos bons filhos ou companheiros pesam nos ombros e na mente.
Na sessão, nenhuma dessas questões de autojulgamento são passadas despercebidas e saber de onde vêm esses pensamentos vai ajudá-lo a saber o que é real e o que não é.
Isso abre caminho para seu desenvolvimento e até mesmo para o que é mais importante na sua vida. Muitas pessoas permanecem focadas em suas inseguranças ou problemas pessoais e esquecem do mais importante: viver.
Pode parecer muito simples, mas aliviar a pressão diária das mais variadas áreas da nossa vida pode fazer com que sua qualidade de vida aumente exponencialmente. Somente este aspecto é maravilhoso e um excelente motivo para quem está em dúvida sobre a procura de um psicólogo.
Para quebrar crenças que limitam
Crenças limitantes são um conjunto de pensamentos sobre si mesmo que limitam a atuação de uma pessoa em qualquer área em que a crença exista.
Por exemplo, não se candidatar para cargos maiores pois não é tão bom em um assunto ou não tem tanta experiência, mas tem conhecimentos e capacidade.
Essas crenças limitantes nos impedem de sair de uma zona de conforto, nos moldando dentro dessa zona. A pessoa se vê encurralada, com a sensação de que nada em sua vida vai para frente. A terapia ajuda a romper com essas crenças, promovendo o crescimento pessoal e uma maior autoconfiança.
Lembrando que essas mudanças rapidamente se alastram positivamente para outras áreas da sua vida, fazendo com que você seja cada vez mais livre para fazer novas tarefas ou até mesmo para assumir novos pontos de vista.
Tudo isso ajuda você a se tornar um indivíduo mais completo e até mesmo mais experiente.
Para reduzir a ansiedade
A sensação que o tempo passa rápido e que não temos tantas horas no dia como gostaríamos, o crescimento da população, a urbanização e as pressões internas que falamos acima são inerentes na vida adulta. E isso gera quadros de estresse e ansiedade, em que a pessoa tem dificuldade para aceitar situações que não saiam conforme o planejado.
Nesses casos, por que procurar um psicólogo é mais indicado que automedicação, mesmo que natural? Porque a ansiedade pode gerar quadros depressivos, aumento da pressão arterial, entre outros problemas físicos, sociais e psíquicos.
Em casos mais graves, a ansiedade pode se tornar patológica e gerar outras enfermidades mais graves, como a síndrome de pânico, por exemplo, onde uma pessoa permanece em um agravamento constante das suas angústias a ponto de ter inúmeros sintomas físicos debilitantes que podem limitar sua atuação no trabalho ou vida pessoal.
Portanto, nada de deixar a ansiedade tomar conta de você e nada de permanecer inerte com esta condição clínica, que eventualmente pode gerar grandes danos à sua saúde!
Quem disse que psicólogo é só para os loucos?
Se você leu tudo até aqui, é provável que inúmeros pontos deste texto devem ter se enquadrado com algumas situações que você sente ou vivencia na sua rotina, não é verdade?
Por isso é importante frisar que psicólogo não é um “médico” ou profissional destinado para loucos ou para aqueles que estão com alguma condição mental grave — o mesmo vale para a consulta com um psiquiatra.
Esses profissionais são especialistas em saúde mental e existem para ajudar a melhorar sua qualidade de vida, especialmente em momentos turbulentos ou em ocasiões em que há uma grande angústia.
Esse antigo estereótipo deve ser combatido e sempre questionado quando possível. Afinal de contas, um nutricionista não é um profissional destinado somente para atender pessoas acima do peso, assim como um dentista não necessariamente cuida somente de pessoas com dentes em péssimas condições, não é verdade?
Estar atento para novos horizontes e, principalmente, buscar ajuda quando ela é necessária são a melhor maneira de conquistar uma excelente qualidade de vida.
Quando considerar uma consulta com psicólogo?
Hoje, não é difícil sofrermos com as pressões diárias que o mundo moderno impõe. Se você ocasionalmente se sente solitário ou até mesmo percebe que está com dificuldades a realidade, fique calmo; isso faz parte do cotidiano.
A situação, entretanto, complica quando não conseguimos solucionar essas questões em tempo hábil ou quando o volume de problemas se torna maior e/ou mais intenso. Nessa circunstância, quase sempre vemos um declínio da nossa saúde mental e um agravamento de outros aspectos da nossa vida, com a diminuição do rendimento profissional e até mesmo confusão pessoal.
Estar atento a esses panoramas internos e buscar acompanhamento profissional qualificado é a solução adequada para não sofrer com depressão ou outras condições mentais silenciosas que podem literalmente se tornar um pesadelo sem limites.
Sabemos o quanto procurar um psicólogo pode ser cansativo e até mesmo ficar esquecido ou ser adiado por conta da correria cotidiana. Mas a partir do momento que você inicia a terapia e percebe os resultados, é mais fácil criar o hábito de se consultar.