Ariquemes
Por baixo estoque, apenas crianças estão sendo vacinadas contra o sarampo em Ariquemes, RO
Compartilhe:
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, anunciou nesta semana que as vacinas contra o sarampo serão priorizadas paras as crianças de até quatro anos. A medida começou a funcionar na última quinta-feira (15) e a informação foi afixada em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Segundo a gerente de vigilância em saúde, Ândrea Gaspar, a ação acontece devido a grande procura de adultos pela imunização, o que fez com que o estoque das doses diminuísse, sendo que a meta no grupo prioritário das crianças ainda não foi atingida.
“Nós estamos intensificando a vacinação para essa faixa etária e nós não vamos atender outras faixas etárias para a vacina contra o sarampo até alcançarmos a meta vacinal. É importante lembrar que nessa faixa etária é que a doença se complica mais, então precisamos garantir a cobertura vacinal”, destacou Ândrea.
De acordo com a Semsau, o município recebeu 10.700 doses da vacina e até o momento foram imunizadas cerca de nove mil pessoas entre crianças e adultos. A meta em Ariquemes é 6.218 crianças, mas atualmente apenas 4.782 foram imunizadas.
Segundo a gerente de vigilância em saúde, embora a vacina possa ser administrada até os 49 anos, as demais faixas etárias se subentendem que já houve exposição pela vacina e que a pessoa já está imunizada.
“O adulto que precisar tomar essa vacina e não tem o comprovante, ele poderá em outro momento, estar procurando as unidades de saúde, porque hoje estamos sofrendo um desabastecimento da vacina de sarampo”, explicou Ândrea Gaspar.
Durante a semana, os pais ou responsáveis podem levar as crianças para receberem a vacina em alguma UBS mais próxima da residência, onde de segundas a quintas-feiras, o horário de atendimento é das 7h às 12h e das 14h às 17h. Já nas sextas-feiras, o atendimento acontece das 7h às 12h.
Dia D
No próximo sábado (18), acontecerá o “Dia D” de vacinação contra o sarampo e a poliomelite, mas elas serão exclusivas para as crianças de até quatro anos, pois o município não possui vacinas em estoque para as demais faixas etárias. O atendimento será em todas as nove UBS do município das 8h às 17h.