O 20º Batalhão da polícia militar da cidade de Juína, recebeu uma nova viatura para realizar o patrulhamento rural nos municípios de Juína e Castanheira. Mais de 90 empresas já foram cadastradas no programa que já tem trazido resultados positivos no estado.
O Tenente Coronel Ventura comandante do 20º Batalhão explicou que o recebimento da viatura para atuar na patrulha rural faz parte de um programa do governo para a realização de rondas policiais na zona rural, em que foi enviada uma outra viatura também para o município de Juara, que auxiliará a comunidade local e municípios vizinhos que necessitam do patrulhamento e de atenção por parte da segurança pública.
Segundo o Tenente Coronel Ventura, o patrulhamento será semelhante os realizados nas áreas urbanas, com um diferencial que os proprietários de áreas rurais deverão fazer um cadastro junto a polícia militar e informar a necessidade que a propriedade necessita, como também especificar alguns produtos e bens que deverão ser resguardados.
O georreferenciamento ou cadastro irá auxiliar a polícia a atender com mais agilidade as propriedades rurais, e dessa forma levar mais segurança ao homem do campo, destacou o Tenente Coronel Ventura, que falou das dificuldades que existiam em atender ocorrências na zona rural, que eram feitas de forma comum e sem saber em que localidade exata encontrava-se a propriedade que necessitava dos serviços de segurança, e com a parceria e cadastramento, o atendimento será bem mais ágil e com eficácia.
Também em entrevista, o 1º Tenente Antonietti disse que o patrulhamento rural já vem sendo realizado desde de julho deste ano, onde foram cadastradas até o momento cerca de 94 propriedades rurais nos municípios de Juína e Castanheira, um número considerado baixo pelo oficial devido a extensão territorial dos dois municípios que são atendidos pelo 20º Batalhão de Polícia Militar da cidade de Juína.
Durante o cadastramento os proprietários assinalam a propriedade com uma placa indicativa que deverá ser instalada nas porteiras das propriedades indicando que o local está sob monitoramento e vigilância permanente da polícia militar, destacou o Tenente Antonietti que frisou ainda que nas placas indicativas irão constar um número de telefone ao qual os moradores das propriedades poderão utilizar para entrar em contato com a polícia e solicitar auxilio emergencial do patrulhamento rural.
Para os proprietários que ainda não fizeram o cadastramento, podem estar procurando no VIII Comando Regional e realizar o cadastro, facilitando o trabalho da patrulha rural que atuará com uma viatura nova modelo camionete S-10 4×4 traçada que levará segurança e atendimento nos locais mais distante e de difíceis acesso do município.