Rondônia
Polícia identifica quadrilha que rouba carros e caminhões em RO para trocar por droga na Bolívia
Compartilhe:
A Polícia Civil identificou uma quadrilha especializada no roubo de carros e caminhões, que age em Rondônia para trocar os veículos por drogas na Bolívia. O trabalho da investigação foi divulgado nesta semana.
Segundo a Civil, o grupo é investigado desde o segundo semestre do ano passado, quando, durante a “Operação Noya”, foram presos 20 integrantes da organização criminosa. De lá pra cá foram instaurados mais de 30 inquéritos policiais, onde resultaram na desarticulação parcial do esquema criminoso.
Segundo o delegado Alessandro Morey, que conduz as investigações, a segunda fase da operação, agora denominada “Operação MWM”, teve início na última sexta-feira (14).
“Os criminosos são especializados em furtos e roubos de caminhonetes, caminhões e tratores, com atuação em Rondônia e no Acre”, explicou o delegado.
Além de furtos e roubos, os criminosos chefiam “desmanches”, atuam no mercado negro com venda de peças de veículos roubados, fazem “clonagem” de automóveis e transportam carros até Guajará-Mirim e o estado do Acre, para acessar o tráfico de drogas na Bolívia.
Ainda segundo o delegado, o chefe do bando foi identificado recentemente e, na ultima terça-feira (18), outros dois integrantes da organização criminosa foram presos nas cidades de Ariquemes e Buritis, na região do Vale do Jamari, interior de Rondônia.
O homem identificado como chefe do bando encontra-se foragido, com mandado de prisão preventiva decretada.O fugitivo é apontado como mentor de roubos e furtos de caminhonetes, caminhões e tratores acontecidos nos últimos dois anos, em Porto Velho, Vale do Jamari e no Cone Sul do estado.