Mato Grosso
Polícia apura denúncias de chantagens com montagens de fotos de vítimas nuas em MT
Compartilhe:
A Polícia Civil de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, investiga mais de 50 casos de crimes cibernéticos na cidade no último mês. Os crimes são variados: golpes, tentativas de estelionato, extorsão e ameaça.
Alguns casos chamaram a atenção da polícia. Os golpistas fizeram montagens de fotos de vítimas com teor sexual, como se estivessem nuas.
O que chama atenção é que na maior parte dos casos os criminosos usam as redes sociais das vítimas para descobrirem informações pessoais e entrar em contato. A abordagem para aplicar o golpe são das mais variadas possíveis.
Existe ainda o crime de manipulação de imagens, ou seja, foto e vídeo das vítimas.
“O golpe que chamou muita nossa atenção foi a montagem de fotos e vídeos. Os criminosos baixam aplicativos e têm facilidade de manipular a imagem. Inserem outra pessoa na imagem, muda e usa isso ai para chantagear”, declarou o delegado Daniel Nery.
De acordo com a Polícia Civil, geralmente os golpistas se aproximam tentando apresentar alguma intimidade, falando da família, que precisa de ajuda, entre outras desculpas.
Como no caso do aluguel em que o criminoso se passa por dono do imóvel em que a vítima é inquilina e informa que mudou a conta para depósito do dinheiro.
“Normalmente é de cunho sexual, de uma foto ou vídeo sexual. Eles fazem chantagem para ganhar dinheiro e não divulgar esse vídeo”, acrescentou Nery.