Agronegócios
Plantio da soja termina e Imea prevê safra recorde de 33 mi de toneladas
Compartilhe:
Mato Grosso terminou a semeadura da safra de soja 19/20 na última sexta-feira (13), com aumento de área de 1,14% em relação à safra 18/19, alcançando a marca dos 9,78 milhões de hectares de soja.
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apesar do atraso no início do cultivo, a produtividade média esperada está acima das 56 sacas por hectare. Com esse dado, a expectativa é que Mato Grosso bata mais um recorde e consiga colher 33,01 milhões de toneladas, acréscimo de 1,57% em relação ao ciclo anterior.
Negociações adiantadas
Com a expectativa de produção maior, os produtores aproveitaram as oportunidades do mercado para negociar a soja mato-grossense e encerram o ano de 2019, com mais da metade da safra comercializada, registrando um adiantamento de 9,80 p.p. e 7,78 p.p. em relação ao mesmo período da safra anterior e à média dos últimos cinco anos, respectivamente.
Outra notícia que tem animado o sojicultor é a redução no custo variável da produção, registrado em novembro, para a safra 20/21. Diante de uma maior oferta de fertilizantes fosfatados no mercado, o custo da próxima safra recuou em 2,40%, se comparado com o fechamento da safra 19/20.
Segundo o Imea, com a baixa no custo, muitos produtores capitalizados começaram as compras dos insumos de forma adiantada. Já em relação as cotações, o clima na América do Sul pode influenciar nos próximos meses a oferta, enquanto os desfechos da disputa comercial entre os EUA e a China podem influenciar a questão da demanda.
olivre