Nacional
Piloto mostra voo em que o motor se partiu pouco depois da decolagem do avião
Compartilhe:
Um piloto passou recentemente por uma situação de emergência em voo na qual o motor de seu avião teve uma falha catastrófica pouco depois da decolagem, e como ele costuma gravar seus voos para publicá-los em seu canal no YouTube, tudo foi registrado em vídeo.
Conforme a gravação abaixo, o piloto Edward Frye começa narrando que seu o motor de seu avião havia tido, por volta do final do primeiro semestre deste ano, problema de abaixamento do nível de óleo e presença de limalha (detritos metálicos), o que o levou a encaminhá-lo para um “overhaul” (revisão geral).
Após meses passando pelo extenso procedimento de revisão de componentes internos, a decolagem no Tracy Municipal Airport, na Califórnia, registrada no vídeo, representava o primeiro voo após a longa parada técnica.
Edward detalha que já tinham sido feitas três partidas do motor em solo para certificar de que tudo estava em ótima forma antes do primeiro voo pós-manutenção. Ele também afirma que fez uma corrida de solo e tudo parecia bem, então saiu para amaciar o motor. Porém, ele acabou quebrando logo após a decolagem.
Durante a subida inicial, no momento em que se nota o motor falhando, com certa vibração na aeronave, o piloto comenta que não deveria ter tentado fazer o que fez: voltar ao aeroporto (uma curva fechada em uma situação de baixa velocidade e pouca altitude poderia resultar em um acidente; o mais indicado seria buscar um local à frente para o pouso). Porém, felizmente, ele teve sucesso no retorno.
Depois da gravação feita de dentro do avião, na sequência do vídeo Edward disponibiliza também as imagens da câmera colocada no exterior do Cessna T210. Por fim, no último minuto do vídeo, ele apresenta fotos do motor partido, em que é possível ver grandes buracos no bloco. Nos comentários de seu vídeo, ele também faz observações sobre erros que cometeu nos procedimentos que devem ser feitos em um motor quando este sai de uma revisão geral, que podem ter causado o grave problema. Acompanhe todos os detalhes a seguir:
Aeroin.net