Saúde
Pilates melhora o rendimento em corridas
Compartilhe:
Você sabia que o Pilates aliado ao desempenho esportivo pode trazer excelentes resultados? O método pode ser incluído no treinamento de praticantes de corrida de rua ou e trilhas, por exemplo, tanto para potencializar o desempenho esportivo, como para prevenir lesões e problemas musculares. Sendo assim, o Pilates aliado ao desempenho esportivo pode ser muito benéfico.
Corredores, sejam eles iniciantes, amadores ou profissionais, que incluem o treinamento de força em sua programação de treinos ao longo de toda sua preparação, obterão vários benefícios que serão decisivos para o seu rendimento, como economia de energia; aumento do ritmo da corrida; melhora da eficiência na técnica; aumento da tolerância ao esforço; prevenção de lesões; prevenção do desequilíbrio muscular e ajuda na absorção ou redução do impacto.
Por meio dos princípios de controle de centro, respiração, precisão e fluidez de movimento, a modalidade desenvolve um maior equilíbrio e consciência corporal.
A educadora física e especialista em Pilates, Fernanda Eleutério, coordenadora do Metalife Studio São Paulo confere dicas de exercícios para serem realizados juntos aos treinos específicos de corrida, que ajudam a fortalecer o core e diminui o risco de lesão:
- Trabalho de pés no reformer
Deitado no reformer com os pés apoiados na ponta, coluna neutra. Inspire preparando, expire empurrando a barra com os pés até estender os joelhos. Repita dez vezes.
- Ponte e extensão de joelhos no reformer
Deitada no reformer com o quadril elevado, expire estendendo os joelhos e, depois, volte dobrando os joelhos mantendo o quadril elevado. Repita dez vezes.
- Prancha no cadilac utilizando o trapézio
Com as mãos paralelas e os pés apoiados na faixa do trapézio, mantenha o corpo em posição de prancha. Expire e projete o quadril para o teto contraindo os músculos abdominais, inspire voltando. Repita dez vezes.
- Agachamento com instabilidade na chair
Em pé e ao lado da chair, com um pé no pedal e o outro na caixa. Inspire agachando e expire retornando. O desafio é não deixar o pedal descer e nem subir. É necessário manter os pés paralelos mesmo tendo um dos apoios instáveis. Repita dez vezes.
- Panturrilha com instabilidade na chair em pé
Ao lado da chair, com um pé no pedal e o outro na caixa, expire elevando os calcanhares, sem deixar o pedal subir e nem descer. Inspire voltando à posição inicial. Repita dez vezes.