Meio Ambiente
PF realiza operação em terra indígena e apreende máquinas usadas no extrativismo ilegal em RO
Compartilhe:
A Polícia Federal (PF) deflagrou a “Operação Kuraritinga” esta semana, com o objetivo de coibir a ação de grupos organizados que exploram riquezas naturais, principalmente a extração ilegal de madeira, na terra indígena Karipuna, na região de União Bandeirantes (RO), distrito distante cerca de 160 quilômetros de Porto Velho.
Segundo a PF, a operação foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro em parceria com a Polícia Militar Ambiental, Exército Brasileiro, Força Nacional, Secretaria de Segurança Pública (Sesdec), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipan) e Funai.
Durante as investigações, foram descobertas redes de comunicação clandestinas utilizadas para dificuldades a fiscalização da polícia, além de barreiras criadas no caminho para dificultar o acesso à região.
Operação realizada pela PF teve como objetivo coibir a prática de grupos que se organizavam para extrativismo ilegal — Foto: PF/Divulgação
Foram apreendidos um trator, uma máquina pá carregadeira, duas espingardas, motosserras e equipamentos de rádio. Também foram inutilizados um trator, motocicletas, três acampamentos e uma antena de rádio para comunicação.
De acordo com a Polícia Federal, os envolvidos devem responder pelos crimes extração ilegal de madeira, desenvolvimento de radiocomunicação clandestina e associação criminosa.
Operação Kuraritinga foi realizada na região de União Bandeirantes, RO — Foto: PF/Divulgação
Acampamentos foram destruídos na Operação Kuraritinga — Foto: PF/Divulgação
Tratores foram apreendidos ou inutilizados na Operação Kuraritinga — Foto: PF/Divulgação