Geral
Pesquisadores da Unir visitam terra indígena Kaxarari para estudos etnográficos
Compartilhe:
Povo Kaxarari vive na fronteira entre os estados de Rondônia e Amazonas, próximo a BR-364. Pesquisadores pedem doações de roupas, calçados e livros para indígenas.
Professores e acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (Unir) visitarão a terra indígena do povo Kaxarari na próxima semana. A visita dos pesquisadores tem como objetivo um breve diagnóstico socioeconômico e cultural desse povo.
O grupo de 21 participantes partirá com destino à terra dos Kaxarari no 31 de outubro, com retorno previsto para o dia 3 de novembro.
A ação faz parte do projeto Viver Kaxarari, que tem o objetivo de fazer um diagnóstico etnográfico desse povo que habita a região de fronteira entre os estados de Rondônia e Amazonas, próximo a BR-364.
Os pesquisadores também acompanharão o I Encontro de Mulheres Kaxarari, que acontece nos dias 1 a 2 de novembro. Segundo os pesquisadores, a liderança do povo espera que cerca de 200 indígenas compareçam ao Encontro e participem das atividades desenvolvidas pelos pesquisadores. Serão ofertadas as oficinas de ‘Comercialização e marketing de produtos indígenas’ e ‘Economia colaborativa’.
De acordo com os pesquisadores, o trabalho de campo com os indígenas propiciará conhecimento e interação com os saberes indígenas.
Os participantes do projeto são alunos inscritos nas disciplinas: Populações Amazônicas e Geografia Cultura. Os pesquisadores serão acolhidos pela aldeia Barrinha. E, como uma forma de compensar a hospedagem, os acadêmicos estão pedindo doações ao povo Kaxarari.
Doações
Podem ser doados roupas, calçados, livros infantis e brinquedos em bom estado. Acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Comunicação Social de uma faculdade particular em Porto Velho também estão ajudando na ação.
As doações podem ser feitas até o próximo dia 30 no campus de uma faculdade parceira, localizada na Avenida Mamoré, 1520, Bairro Castanheira, Zona Leste de Porto Velho.
- Onde doar: Campus II de uma faculdade particular na Avenida Mamoré, 1520, Bairro Castanheira. Procurar os professores Larissa Zuim (comunicação) e Caio Lamar (arquitetura)
- Quando: até 30/10