Saúde
Pés rachados: conheça as principais causas e tratamentos
Compartilhe:
Que atire a primeira pedra a pessoa que nunca chegou na pedicure ou podóloga e se queixou por estar com os pés rachados.
Bastante comum entre homens e mulheres, este problema costuma se agravar devido à falta de informação na hora de tratá-lo, especialmente quanto ao uso da lixa para combater o ressecamento da pele nesta região.
A boa notícia, contudo, é que até pode levar um tempinho, mas é possível reverter este quadro. Saiba mais!
Por que a pele dos pés fica rachada?
De acordo com a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo, existem alguns principais motivos que levam ao ressecamento da pele dos pés e, consequentemente, sua rachadura. São eles:
- Andar descalço;
- Lixar o calcanhar em excesso;
- Sobrepeso;
- Falta de hidratação.
Além de gerar o problema, as atitudes listadas acima ainda podem agravar a situação, levando a problemas maiores.
“Se você estiver com os pés rachados e adotar uma postura negligente, não dando a devida importância, certamente o problema será agravado. Inclusive, os pés rachados e grossos prejudicam o sensorial da região e em alguns casos pode ser bem doloroso calçar alguns sapatos”, afirma a profissional.
Os calçados, inclusive, também podem ter uma parcela de culpa para os pés rachados.
Isso porque os modelos muito duros podem fazer com que a pele desta região engrosse, em uma tentativa de deixá-la mais resistente.
“O mais indicado, portanto, é alternar o tipo de sapato que você usa no dia a dia, ou seja, não usar apenas os fechados ou só os abertos. Além disso, quando for usar meias, aposte em versões de algodão que deixam a pele respirar e dê preferência a modelos que são mais fofinhas na parte da sola dos pés”, sugere Roseli.
Por que não devo lixar os pés?
Muitas pessoas acreditam que lixar a pele dos calcanhares é uma boa saída para acabar com a pele ressecada dos pés. Isso contudo, gera um efeito totalmente contrário.
“O engrossamento e as rachaduras das solas dos pés são causados pelo ressecamento e lixar pode agravar essa situação, deixando a região mais seca”, garante a esteticista.
Outra atitude que também não é recomendada é cortar a pele com alicate.
“Além do perigo de se machucar, você ainda corre o risco de contrair doenças.”
As regiões dos pés que sofrem mais com o ressecamento – como o calcanhar, por exemplo – possuem uma produção menor de sebo, ou seja, a lubrificação natural da pele.
Com isso, adotar alguns cuidados no dia a dia pode ajudar a minimizar este problema, assim como evitar seu surgimento.
“É essencial cuidar bem da região, usar meias e calçados adequados, fazer escalda-pés e hidratar muito a região com óleos 100% naturais, como os de sementes de girassol, abóbora e coco”, orienta Roseli.
Outra dica para mantê-los hidratados sem a necessidade de preparar o escalda-pés é aplicar um óleo natural nos pés limpos e secos e, em seguida, embrulhá-los com papel filme por 10 a 15 minutos.
Depois, retire o plástico e massageie a região até o óleo ser totalmente absorvido pela pele.
“Esse processo pode ser feito diariamente, até que a região volte a ficar hidratada”, sugere Roseli.
“Pode levar um tempinho, mas se você cuidar direitinho todos os dias, a pele volta ao normal”, completa.
Vale ressaltar que, em casos em que a rachadura é causada por algum problema de saúde, é indispensável buscar um médico e fazer acompanhamento profissional.
Como fazer um spa dos pés
Segundo a profissional, o spa dos pés pode ser feito em casa. Para isso, você precisará de:
- 1 bacia
- Bolinhas de gude
- Sal grosso
- Óleo natural de sua preferência
“Basta encher uma bacia com água morna até a altura do tornozelo e acrescentar as bolinhas de gude até cobrir o fundo. Elas vão servir para massagear a sola dos pés”, explica ela.
Depois disso, adicione algumas pedrinhas de sal grosso e gotinhas de óleo natural da sua escolha. Caso queira, você ainda pode acrescentar folhas e ervas, como alecrim, por exemplo, que auxilia na redução do inchaço.
“Por fim, fique com os pés submersos na água por cerca de 15 minutinhos, seque-os e hidrate bem”, finaliza.
Fonte: Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, de São Paulo.
https://vitat.com.br