Saúde
Pediatra revela mitos e verdades sobre amamentação
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/07/amamentação.jpg)
Além de muito necessária, a amamentação ajuda a fortalecer o laço afetivo entre mãe e filho. Foto: iStock
É fato conhecido que, além de ajudar a fortalecer o laço afetivo entre mãe e filho, a amamentação colabora para que o sistema imunológico do bebê se desenvolva e evite infecções.
Mas muitas dúvidas ainda cercam o assunto. Afinal, o estresse pode afetar a produção do leite? E ter silicone nos seios, prejudica a amamentação? O leite materno pode ser congelado? Para desvendar os mitos e verdades sobre o tema, consultamos a pediatra Dra. Fernanda Catharino. Veja abaixo:
O leite materno é um alimento completo.
Verdade! O leite materno é um alimento único e completo de nutrientes adequados para alimentar os bebês até os seis meses de idade.
A amamentação pode fazer mal à mãe.
Mito! Nenhum mal. A amamentação é considerada até mesmo um fator protetor para algumas doenças na mulher, como câncer de mama, por exemplo.
Estresse é prejudicial para a produção do leite.
Verdade! O estresse aumenta a produção de adrenalina, que por sua vez inibe a prolactina e a produção de leite materno.Dessa forma, as mamães devem se cuidar para tentar manter a calma nessa fase.
Mães com silicone têm mais dificuldade para amamentar.
Mito! Na grande maioria das vezes a prótese de silicone é colocada de forma a proteger o aleitamento materno.
Faz bem tomar sol para cicatrizar as rachaduras nos mamilos.
Mito! Uma das opções para as mamães é a pomada de lanolina, um excelente cicatrizante que pode ser aplicado no mamilo sem a preocupação de ter que retirar para as mamadas.
O leite materno pode ser congelado.
Verdade! O leite materno pode ser armazenado na geladeira por até 12 horas. Caso a mãe queira deixar o leite no freezer, o tempo recomendado é de no máximo 15 dias. Uma das grandes dúvidas das mães é em relação a como descongelar o leite – o certo é utilizar o leite que está guardado há mais tempo e consumi-lo em até 12 horas. Outro fator importante é retirar esse leite horas antes de utilizar e depois aquecer em banho-maria.
Meu leite é mais fraco em comparação a outras mães.
Mito! Não existe leite fraco. Cada mãe produz o leite perfeito para seu filho.
Doar o leite pode interferir na qualidade da amamentação do bebê.
Mito! A mãe tem uma produção satisfatória e consegue doar sem nenhuma interferência para seu bebê.
A mãe deve seguir um cardápio especial para melhorar a amamentação.
Verdade! Sabemos que a alimentação da nutriz deve ser a mais saudável possível, rica em gorduras de boa qualidade e sem excessos de alimentos como leite de vaca, chocolates e café.