Municípios
Pará vacina primeira criança entre 5 e 11 anos contra Covid-19
Compartilhe:
O Pará vacinou na manhã deste sábado (15) a primeira criança, dentro da faixa etária de 5 a 11 anos, contra a Covid-19. Saymon Rodrigues, de 11 anos, foi o paraense do grupo infantil a receber a 1ª dose do imunizante da Pfizer.
O menino, morador de Ananindeua, região metropolitana de Belém, tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A vacinação pediátrica iniciou no município com prioridade para crianças com deficiência ou comorbidades, indígenas e quilombolas, que tenham 11 anos completos.
A mãe de Saymon conta que esperou 3 anos para que finalmente chegasse a vez do filho ser imunizado e que a vacinação a deixou mais tranquila.
“Pra mim é muito importante, eu estava bastante ansiosa, porque eu entendo que assim o meu filho vai estar mais seguro”, declara.
Na capital, a primeira criança vacinada foi a menina Marília Eliana Warao, de 7 anos, que é indígena da etnia Warao. A vacinação deste público, em Belém, iniciou simbolicamente com a aplicação em 20 crianças.
Primeira criança vacinada em Belém é indígena da etnia Warao. — Foto: Priscila Souza
Assim como em Ananindeua, a campanha iniciou com prioridade para grupo infantil com deficiência e com comorbidades, porém para público com idade entre 5 e 11 anos.
Vacinação de crianças em Belém
A capital recebeu 12.500 doses das vacinas da Pfizer nesta primeira remessa, enviada pelo Ministério da Saúde. A prefeitura informou que a partir de segunda-feira (17), a vacinação será aberta oficialmente para as crianças portadoras de deficiência e comorbidades, em postos diferenciados.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que os detalhes da vacinação para este público ainda estão sendo fechados pela Coordenação da Vacinação de Belém e serão divulgados em breve pela Sesma.
Segundo a secretaria, 141.642 crianças, de 5 a 11 anos, estão aptas a receber a vacina contra a covid-19 na capital.
Vacinação infantil em Ananindeua
Ao todo foram enviados para Ananindeua 3.280 doses do imunizante pediátrico. Serão disponibilizados, neste primeiro momento, 11 pontos de vacinação no município, que vão funcionar das 08h às 12h30.
Para receber a vacina é preciso apresentar os seguintes documentos: certidão de Nascimento, cartão SUS ou CPF da criança, laudo médico comprovando a comorbidade e RG do responsável.
O público infantil precisa estar acompanhado dos pais ou responsáveis, que devem manifestar concordância com a vacinação. Em caso de ausência dos pais, a vacinação deverá ser autorizada por um termo por escrito.
Confira os postos de vacinação disponíveis em Ananindeua:
- Águas Lindas
Local: CREI Irmã Dulce.
Endereço: Rua Osvaldo Cruz. - Júlia Seffer
Local: CREI Ana Lúcia.
Endereço: Rua 03 do conjunto Júlia Seffer. - Guanabara
Local: UEI Irmã Nair
Endereço: Rua Parabor, s/n. - Levilândia
Local: EMEF José Maria Moraes e Silva
Endereço: BR 316, 2636, Km 08. - Distrito Industrial
Local: EMEF Maria Emília Antunes.
Endereço: 1ª Rua Rural. - Maguari
Local: EMEIF Amélia Reis.
Endereço: Passagem Nova Itabira, 20. - PAAR
Local: EMEIF Núcleo de Estudos Oliveira.
Endereço: Conjunto PAAR, Travessa Amatuara, Q 42, 2. - Cidade Nova 2
Local: Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo.
Endereço: Tv. We 16, 17. - Icuí
Local: Usina da Paz Icuí.
Endereço: Estrada do Icuí Guajará. - Jaderlândia
Local: EMEF Nova República.
Endereço: Rua Nova República, 167. - Jaderlândia
Local: UEI Vereador Sebastião Alves. Endereço: Rua Tapajós, 06.
G1.globo.com