Mundo
Pacote suspeito é enviado ao ator Robert De Niro em Nova York
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2018/10/grill1.jpg)
A Polícia de Nova York investiga nesta quinta-feira (25) um pacote suspeito que foi enviado ao ator Robert De Niro, em um imóvel no bairro de Tribeca. A imprensa americana diz que outros dois pacotes endereçados ao ex-vice-presidente Joe Biden foram encontrados em Delaware, mas a informação não foi confirmada oficialmente.
Os dois casos acontecem um dia depois de pacotes com dispositivos que aparentavam ser explosivos serem enviados a políticos democratas nos Estados Unidos.
Fontes policiais disseram à CNN que o objeto enviado a De Niro tinha conteúdo semelhante aos dos pacotes interceptados nesta quarta. Eles foram enviados para diferentes endereços, mas nenhum deles chegou a explodir.
Veja abaixo para quem foram mandados os pacotes anteriormente:
- Barack Obama, ex-presidente
- Hillary Clinton, ex-secretária de Estado
- John Brennan, ex-diretor da CIA, cujo nome estava em pacote mandado para a CNN
- Eric Holder, ex-secretário de Justiça (o pacote estava com seu endereço e retornou ao endereço de Debbie Wasserman-Schultz na Flórida)
- Maxine Waters, deputada democrata da Califórnia (dois pacotes foram enviados em seu nome)
- George Soros, investidor (caso ocorrido na segunda-feira)
![Mapa mostra para onde foram enviados pacotes suspeitos — Foto: Juliane Souza/ G1 Mapa mostra para onde foram enviados pacotes suspeitos — Foto: Juliane Souza/ G1](https://s2.glbimg.com/rh7bse066J79g9DfF4rE9NMEd1c=/0x0:1600x1447/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/G/J/2j449TTpOHFohy9AgBDA/pacotes-suspeitos.png)
Mapa mostra para onde foram enviados pacotes suspeitos — Foto: Juliane Souza/ G1
O objeto endereçado a De Niro estava no sétimo andar do prédio onde funciona a produtora do ator, a Tribeca Productions. No mesmo edifício fica o seu restaurante, Tribeca Grills. Ele foi encontrado por seguranças por volta das 5h do horário local (6h, em Brasília) e a polícia foi acionada.
O pacote foi removido do local e levado a uma unidade da polícia no Bronx. “Os especialistas mais treinados no mundo estão investigando o pacote suspeito de hoje em Tribeca”, postou no Twitter James O’Neill, comissário da polícia de Nova York.
Robert De Niro pouco após dizer ‘F***-se Trump’ no palco do Tony Awards 2018 — Foto: Theo Wargo/Getty Images North America/AFP
Nesta quinta também foram realizadas buscas em um posto dos correios de Delaware, mas não há detalhes do motivo desta investigação. A imprensa americana diz que as autoridades encontraram dois pacotes enviados ao ex-vice-presidente de Barack Obama, o democrata Joe Biden, que mora na cidade. De acordo com o jornal “Washington Post”, o FBI não confirmou a informação.
O FBI informou que todos os pacotes interceptados nesta quarta continham dispositivos com potencial destrutivo e as mesmas características: envelope pardo, seis selos com bandeira dos EUA e endereço de remetente de Debbie Wasserman-Schultz, deputada democrata pela Flórida. Veja abaixo:
A CNN divulgou uma imagem que mostra que o pacote enviado a Robert De Niro tem o mesmo padrão. Veja:
A deputada declarou que ficou “profundamente perturbada” pelo modo como seu nome foi usado e que não será intimidada. “Este ataque terrível à nossa democracia deve ser vigorosamente processado”, disse.
Ninguém assumiu a responsabilidade pelos envios e até o momento ninguém foi detido. Uma força-tarefa antiterrorismo com agências da lei federais, estaduais e locais, liderada pelo FBI, busca os responsáveis.
A composição exata dos pacotes ainda não está clara. Um agente especial do FBI, a polícia federal americana, disse à CNN que os dispositivos “pareciam ser bombas de cano” (bomba feita com um pedaço de cano, um tipo comumente associado a fabricação caseira).
Imagem obtida pela rede NBC mostra uma das possíveis bombas apreendidas nos EUA — Foto: NBC
Trump: ‘ataque contra democracia’
Trump afirmou na quarta à noite que “qualquer ato ou ameaça de violência política é um ataque contra a própria democracia”. Também pediu unidade ao país, afirmando que “atos de violência política não têm lugar nos Estados Unidos”. Ele também pediu que a mídia pare com a “hostilidade sem fim” e com os “ataques falsos” em comentários sobre as bombas.
Nesta manhã, ele voltou a se manifestar, agora no Twitter, acusando redes de comunicação por provocarem raiva e retórica de ódio contra políticos.
“Uma parte muito grande da raiva que vemos hoje em nossa sociedade é causada pelas reportagens propositalmente falsas e imprecisas da mídia tradicional à qual me refiro como Fake News. Ficou tão ruim e odioso que está além da descrição. Os principais veículos de imprensa devem limpar seu comportamento, rápido!”, declarou.