Saúde
Os cinco mitos da menstruação
Compartilhe:
A menstruação é um fluxo de sangue que é liberado pelo revestimento interno do útero das mulheres. Seu ciclo geralmente é de 28 dias, ocorrendo de forma contínua a menos que seja interrompido por uma gestação ou pela menopausa.
Ela se inicia na puberdade, normalmente entre os 10 anos a 17 anos. A primeira menstruação é chamada de menarca, a partir deste momento, o corpo feminino já se torna capaz de gerar outra vida.
- Faz mal lavar o cabelo estando menstruada?
Mito. Não há nenhum mal em lavar os cabelos durante o período menstrual. Esse é um mito bastante antigo, mas que não existe nenhuma relação com a piora da menstruação ou das cólicas. Inclusive para as mulheres que estão na TPM, é bom tomar um banho relaxante, lavar a cabeça e fazer uma massagem no couro cabeludo pode.
- Andar descalça piora a cólica?
Mito. Essa crença surgiu da ideia de que o chão frio poderia influenciar na cólica, mas isso não faz sentido, pois a cólica é uma contração no útero. O que acontece é que as pessoas podem ficar mais sensíveis à dor.
- A mulher engorda no período menstrual?
Mito. A mulher pode inchar, mas não engordar. O período pré-menstrual pode causar um inchaço na região abdominal, por conta das alterações hormonais (as alterações do estrógeno e da progesterona, especialmente).
- Suspender a menstruação faz mal à saúde?
Mito. A mulher não corre risco de saúde ao suspender a menstruação. Mas a médica alerta: Sangrar todo mês é um sinal que o organismo da mulher está funcionando adequadamente. E quando não há menstruação pode indicar problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal.
- TPM não existe. É tudo psicológico
Mito. Existe, sim, porque a alteração hormonal no período que precede a menstruação mexe com todo o organismo. É uma doença que contém mais de 200 sintomas associados. A TPM pode ocorrer em mais de 50% das mulheres, devido às oscilações hormonais, mas também depende da sensibilidade de cada uma. E a TPM começa até 10 dias antes da menstruação e termina quando ela chega.
Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual – Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, com Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Pós-graduada em disciplinas como Medicina Legal e Perícias Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), e Sexologia/Sexualidade Humana. É formada também em Programação Neolinguística, por Mateusz Grzesiak (Elsever Institute). Site: http://ericamantelli.com.br
ASSESSORIA