Conectado por

Nacional

Os brasileiros estão estressados: entenda a urgência da saúde mental no trabalho


Compartilhe:

Publicado por

em

A intensificação do estresse no trabalho, o aumento de afastamentos por transtornos mentais e o desejo por ambientes saudáveis impulsionam empresas a buscarem soluções efetivas para o bem-estar das equipes

Nos últimos anos, a saúde mental deixou de ser um tema restrito aos consultórios e ganhou espaço nas discussões corporativas. De acordo com dados do INSS, o número de afastamentos e aposentadorias por transtornos mentais, em 2023, foi quase 40% maior que o registrado no ano anterior. Recentemente, uma pesquisa realizada pelo State Of The Global Workplace, da Gallup, definiu que 46% dos especialistas brasileiros se sentem estressados, reforçando o impacto do esgotamento emocional no ambiente de trabalho e obrigando empresas a repensarem as políticas de bem-estar.

A preocupação com o equilíbrio emocional não é apenas estatística. Uma pesquisa realizada pela Infojobs revelou que 86% dos colaboradores do país estariam dispostos a trocar de emprego se isso significasse melhorar a própria saúde mental. A pesquisa comprova que o bem-estar já se tornou decisivo na escolha de novas oportunidades profissionais.

A psicóloga Caroline S. Macarini explica a relação entre saúde mental e trabalho. “É comum que questões relacionadas a estresse, ansiedade e depressão apareçam fora do espaço organizacional. Mas, independente do motivo que incomoda a população no dia a dia, muitos trabalhadores passaram a observar como suas funções e o próprio ambiente profissional podem desencadear esses sintomas ou agravá-los. Essa percepção tem sido cada vez mais discutida no contexto corporativo, ganhando tração com a Geração Z e os millennials que, apesar de sofrerem com mais transtornos psicológicos e emocionais, priorizam rotinas saudáveis e equilibradas em detrimento de salários ou cargos elevados”.

Com o avanço da tecnologia e a crescente popularidade das plataformas digitais, muitas empresas também passaram a enxergar a saúde mental como um componente estratégico e, acima de tudo, alcançável. Isso porque, além da responsabilidade social, o bem-estar das equipes está diretamente ligado à produtividade, à retenção de talentos e à criação de uma cultura organizacional mais engajada. As plataformas, por sua vez, contribuem para tornar acessíveis atividades ligadas à mente e ao corpo.

Unolife é um exemplo de plataforma de bem-estar e terapia online inovadora para negócios que prezam pelo cuidado com os colaboradores. Fundada por Caroline, a startup tem como foco ampliar o acesso ao cuidado emocional, disponibilizando consultas a valor social, permitindo que as organizações ofereçam suporte psicológico e terapêutico, além de serviços como consultoria financeira, mentoria de carreira e orientação jurídica, diretamente pelo sistema.

“Áreas além da terapia podem ser fundamentais para lidar com problemas momentâneos da população que, constantemente, está sujeita à desinformação e à falta de suporte especializado. Por isso, nossa missão é proporcionar às instituições e seus colaboradores uma maneira simples de acessar serviços, conversar com especialistas e planejar tratamentos eficazes para a saúde mental. Com a plataforma, as empresas podem construir uma cultura mais saudável e promover um ambiente de trabalho onde o cuidado é prioridade”, explica a executiva.

Além da promoção do bem-estar, o investimento em programas de equilíbrio ultrapassa os afastamentos. O aumento da carga emocional imposta pelos desafios cotidianos, devido à alta competitividade do mercado ou à instabilidade econômica, tem gerado uma crescente sensação de esgotamento, que culmina no aumento de casos de burnout, ansiedade e depressão.

“Hoje, não basta oferecer um bom salário ou benefícios tradicionais. As pessoas querem trabalhar em um ambiente que promova a saúde mental. E, enquanto isso não é uma realidade para toda a sociedade, o impacto é sentido tanto no indivíduo quanto na empresa como um todo”, acrescenta Macarini.

As funcionalidades da Unolife estão disponíveis no site oficial, onde os usuários interessados podem procurar os serviços e selecionar os planos que preferem de acordo com as necessidades. Os clientes pagam somente pelas consultas realizadas, enquanto os profissionais investem em um valor simbólico por mês para disponibilizar os atendimentos.

Sobre a Unolife:
A Unolife é uma plataforma brasileira de atendimento digital que tem como missão democratizar o acesso à saúde e ao bem-estar a valor social, para pessoas e empresas de todo o mundo. Fundada em 2020, a startup conecta usuários a psicólogos, advogados, coaches, consultores financeiros, mentores de carreira, nutricionistas, terapeutas e psicanalistas, por meio de uma plataforma 100% segura e adequada às normas de compliance digital para teleconsultas. Site: https://unolife.com.br

press menager
Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com