Porto Velho
Orçamento e Planejamento, a fórmula do êxito da gestão municipal de Porto Velho
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A união das demandas sociais e os planos do governo municipal são a receita da gestão
Orçamento e planejamento. Essas são as premissas valorizadas pela Prefeitura de Porto Velho para garantir o êxito na gestão e, como consequência, destinar melhores serviços e legado à população local.
A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog) é a responsável pela complexa tarefa de costurar as ações do município junto aos anseios sociais.
Os gráficos, números e estimativas da Sempog concentram informações de setores estratégicos, responsáveis por projetar o futuro de mais de meio milhão de pessoas que vivem em Porto Velho.
Como define o secretário adjunto da pasta, José Cantídio, a finalidade da Sempog é coordenar todas as atividades a fim de possibilitar os recursos às demais secretarias.
“Buscamos garantir um equilíbrio e responsabilidade fiscal para que a administração municipal possa se traduzir em melhores serviços à população”, explica.
secretário adjunto da Sempog, José Cantídio
O trabalho da pasta pode ser visto na elaboração do Plano Plurianual (PPA), um planejamento para os próximos quatro anos, construído com as secretarias e toda a estrutura do executivo municipal. Ele é um instrumento de planejamento de médio prazo, organizado em programas e ações, estabelece as diretrizes, objetivos e metas. Quando organizado em sintonia com as necessidades dos munícipes resultam em bens e serviços mais próximos da realidade.
O PPA é a tradução dos anseios da comunidade incluídos no plano de governo municipal proposto pelo prefeito Hildon Chaves. O PPA pode ser considerado, também, uma continuidade e fruto do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho.
O documento já existe desde a década de 1990 e passou por apenas duas revisões até hoje. A última delas pela atual gestão de Hildon Chaves.
Raísa Tavares, diretora do Departamento de Planejamento Institucional e Gestão Estratégica da Sempog, conta que a confecção dos dois planos requer a mobilização de todos os servidores do Município.
Raísa Tavares, diretora do Departamento de Planejamento Institucional
“Houve a mobilização geral do município. A primeira, para a elaboração do Plano Diretor e, a segunda, para a realização do Plano Plurianual. E isso passa pela aplicação da fórmula ‘orçamento e planejamento’. É isso que permite que a gestão possa acontecer”, explica a servidora.
A fórmula é aplicada para garantir a lisura do processo e alcançar maior eficiência e justiça social com os recursos arrecadados pelo município. Na prática, o trabalho desenvolvido pela Sempog é o que viabiliza as ações da Prefeitura em diversos eixos da sociedade, entre eles o econômico, social, urbanístico, ambiental e cultural.
A atual gestão da Sempog tem buscado, de todas as formas, fazer um trabalho dinâmico e moderno, traduzindo, acima de tudo, um excelente serviço à comunidade.
As reuniões de trabalho com os técnicos das secretarias para elaboração do PPA para 2022 a 2025 ocorrerão durante todo mês de julho.
Texto: Pedro Bentes
Foto: Saul Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Prefeitura de Porto Velho