Conectado por

Municípios

Ônibus elétricos começam a circular em campi da UFPA


Compartilhe:

Publicado por

em

Começaram a circular nos campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) dois ônibus movidos à eletricidade. Os veículos estão sendo utilizados ainda em fase experimental como “circular”, no campus Guamá, em Belém, e no transporte de professores e estudantes da capital ao campus Castanhal, no nordeste do estado.

O projeto é fruto de parceria entre a UFPA e a empresa privada Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Os ônibus fazem parte do Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia (SIMA), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A proposta é implantar o primeiro “corredor verde” do Pará.

A bateria dos ônibus é carregada durante à noite, em estações de recarga elétrica, chamadas de eletropostos, instaladas nos dois campi. Os pesquisadores explicam que a proposta é substituir os combustíveis fósseis, que são mais poluentes.

De acordo com os pesquisadores, o projeto deve contar futuramente com um barco elétrico, equipado com painéis fotovoltaicos para geração de energia solar, o que vai possibilitar autonomia de até seis horas de funcionamento para as embarcações. O “Catamarã Solar”, que já está sendo projetado pelos pesquisadores, terá capacidade para transportar até 20 passageiros.

O projeto conta com equipe multidisciplinar, formada por 19 pesquisadores bolsistas da universidade e 15 voluntários.

Entre as ações futuras também está a implantação de um sistema fotovoltaico no edifício Mirante do Rio, localizado no bloco de ensino da UFPA. A proposta é atender parte da demanda de energia do prédio e transformá-lo em um edifício “Zero Energy”, que tenha autossuficiência.

G1.globo.com
Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com